Rio+20 é ignorada nos EUA e criticada por imprensa internacional
O clima de decepção dominou a cobertura internacional sobre a Rio+20, Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada no Rio de Janeiro. As críticas à falta de avanços só não foram piores do que o descrédito da imprensa dos Estados Unidos.
ÚLTIMO DIA DE CÚPULA
- Mesmo com críticas, líderes não alteram documento pouco ambicioso, mas de consenso
- Ausente da Rio+20, Angela Merkel é flagrada em jogo da Alemanha pela Eurocopa
- Hillary Clinton faz apologia do investimento privado em desenvolvimento sustentável
- Leonardo Boff consegue na Cúpula dos Povos o que chefes de Estado não conseguem na Rio+20
- Rocinha 20 anos: de tanque de guerra para "safári de gringos com esgoto a céu aberto"
Alguns dos principais jornais norte-americanos, como o "The New York Times", o "Los Angeles Times" e o "Washington Post", não deram destaque para a Conferência das Nações Unidas nas suas páginas principais. A ausência do presidente norte-americano do evento enfraqueceu a cobertura da imprensa dos EUA.
Le Monde: "Rio+20: Brasil vencedor, mundo perdedor"
O diário francês entende que o Brasil tinha um objetivo na conferência, conseguir um acordo, e o obteve. Mas, para conseguir isso, suprimiu todas as passagens da declaração que suscitavam algum tipo de polêmica. "Triste constatação", escreve o "Le Monde", vinte anos depois da "emblemática Cúpula da Terra".
"El Pais" diz que Rio+20 decepcionou
"Cúpula verde acaba em decepção". Foi dessa forma que o jornal espanhol "El Pais" chamou uma reportagem sobre os resultados da Rio+20, em sua página na internet. Na reportagem, o jornal afirma que a Conferência das Nações Unidas "terminou do mesmo jeito que começou: com um documento que não servirá como guia para que a comunidade internacional combata a deterioração do planeta".
"Guardian" não vê nada de concreto
O jornal inglês "Guardian" afirmou que nada de concreto parece sair no último dia da RIo+20, embora os países prometam trabalhar em conjunto nos próximos anos em relação a medidas de desenvolvimento sustentável.
"Clarín" fala da falta de avanços
O diário argentino "Clarín" disse que com a falta de avanços na Rio+20, "a ONU reivindica planos para enfrentar as catástrofes naturais". Na reportagem publicada no site do jornal, é criticada a falta de avanços na Conferência da ONU.
China exalta parceria com o Brasil
O jornal chinês "China Daily" exaltou a parceria com o Brasil de US$ 30 bilhões. O acordo bilateral antecipa um fundo financeiro que deve ser criado pelos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) no início do próximo ano. Este será um fundo contínuo a longo prazo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.