Onda de frio afeta Centro-Oeste; MS registra temperaturas negativas
A massa de ar polar que atua entre o Sul e Sudeste derrubou também as temperaturas no Centro-Oeste. Seis das 79 cidades de Mato Grosso do Sul enfrentaram frios com temperaturas abaixo de zero nesta madrugada, segundo o meteorologista da Anhanguera Uniderp, Natálio Abrão. Em Bela Vista (MS) fez -0,8ºC, e -0,7ºC em Dourados (MS) e -0,4ºC em Rio Brilhante (MS). Já em Campo Grande, a temperatura nesta manhã é de 4 graus. Em Cuiabá (MT) os termômetros marcaram 15,4ºC, sendo que o normal para esse mês são máximas de 31ºC.
O frio castigou mais nas cidades próximas à fronteira com o Paraguai, como Paranhos (-1,6ºC), Amambai (-1,6ºC) e Antônio João (-0,8ºC). Em Paranhos, disse Abrão, a sensação térmica nesta manhã caiu a -0,9ºC.
Na terça (23), na cidade de 12 mil habitantes, sendo 4 mil dos quais índios, moradores notaram camadas de gelo em cima dos carros e acharam que, por alguns minutos, caiu neve na cidade. No entanto, o meteorologista disse que o fenômeno parecido com neve era, de fato, chuva congelada, situação provocada quando há nuvem, temperatura abaixo de 4ºC e a umidade estiver acima de 80%.
“A partir de hoje a umidade relativa vai cair acentuadamente e deve chegar aos valores críticos já nesta tarde abaixo dos 25% em Amambai, Sete Quedas e Iguatemi [fronteira]. A tendência é de predomínio de sol, poucas nuvens e sem chuva pelo menos até domingo”, disse Abrão.
Nesta quarta-feira (24), os termômetros devem chegar aos 16ºC em Campo Grande (MS) e em Cuiabá (MT) a temperatura não passará de 18°C.
O sol predomina entre poucas nuvens, mas a sensação de frio persiste no período da tarde emtodo o Estado de Mato Grosso do Sul, sul do Mato Grosso e Goiás. Segundo os meteorologistas da Somar, a região apresenta baixos índices de umidade do ar no início da tarde desta quarta-feira (24).
Previsão
Na quinta-feira (25), o ar mais seco ainda predomina sobre a região e a previsão é de mais um dia de poucas nuvens no céu e sol. Ainda fará frio no sul da região durante a madrugada de quinta-feira, inclusive com potencial para geadas em pontos isolados do Mato Grosso do Sul. Durante a tarde, as máximas já serão mais elevadas que as registradas nos últimos dias.
A tendência para a sexta-feira (26) no Centro-Oeste é de tempo seco. As condições não mudam na região ao longo de todo o fim de semana, apenas as temperaturas ficam um pouco mais elevadas. A previsão é de que no domingo o calor volte em toda a região.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.