Topo

Peixes ficam estressados longe do cardume

Estudo com peixes-donzela mostrou que vida em grupo acalma  - Mary Evan Picture Library/ Divulgação
Estudo com peixes-donzela mostrou que vida em grupo acalma Imagem: Mary Evan Picture Library/ Divulgação

Jennifer Collins (md)

23/09/2016 10h47

Animais perdem peso e ficam sob estresse quando isolados, o que dificulta a sobrevivência, aponta estudo. Segundo cientistas, vida em grupo acalma e ajuda os peixes a economizar energia.

Peixes que vivem em recifes de coral gostam de companhia. Eles ficam estressados e perdem peso quando estão separados uns dos outros, o que afeta sua capacidade de sobreviver, revelou um estudo publicado nesta quinta-feira (22).

Cientistas da Universidade James Cook, na Austrália, estudaram peixes-donzela capturados na Grande Barreira de Corais australiana. Para tentar saber por que os animais preferiam se socializar, os pesquisadores isolaram alguns deles e mantiveram outros juntos em cardumes.

"Os peixes que foram isolados perderam peso após a primeira semana, o que significava que eles estavam menos saudáveis do que os em grupos", disse o autor do estudo, Lauren Nadler.

A equipe de cientistas mediu a taxa metabólica - que é um indicador de estresse - tanto nos peixes em cardume quanto nos sozinhos e confirmou o que suspeitava: ficar em grupos tem um "efeito calmante".

"Os peixes ficavam mais calmos e menos estressados quando tinham seus companheiros de cardume ao redor, com diminuição de 26% na taxa metabólica em comparação com os indivíduos testados isoladamente", explicou Nadler.

Distúrbios naturais, como ciclones tropicais, às vezes podem dispersar companheiros de cardume. Mas se se mantêm juntos, peixes não queimam energia tão rapidamente, o que os ajuda a sobreviver e se reproduzir.

"Se esses peixes estivessem sozinhos no oceano, eles precisariam de mais alimentos para manter sua energia e sobreviver ", disse o coautor do estudo, Mark McCormick. "Quando eles não têm os companheiros por perto para ajudar a vigiar se predadores se aproximam, a busca por alimentos se torna mais arriscada."

Os resultados do estudo, publicado no Journal of Experimental Biology, mostram a importância da convivência em grupo para manter populações de peixes saudáveis, dizem os cientistas.