Aliens ou animais marinhos? Cientistas acham ecossistema incrível no Havaí

Do UOL, em São Paulo

  • NOAA via AP

    Esta é uma "lula de vidro" encontrada no mar profundo por cientistas

    Esta é uma "lula de vidro" encontrada no mar profundo por cientistas

Veja bem as imagens ao longo deste texto e diga: são alienígenas ou animais marinhos? Pois acredite que a segunda resposta é a correta. Pesquisadores dos Estados Unidos realizaram uma expedição em área do mar profundo próximo ao Havaí, no Oceano Pacífico. De lá, voltaram assustados com a riqueza extraordinária da biodiversidade.

Em entrevista à agência Associated Press, cientistas envolvidos no projeto afirmaram que a abundância de amostras encontradas em um trecho aponta para um habitat de alto-mar muito movimentado, mas não conseguem entender o motivo.

NOAA via AP
Já este aqui tem, no inglês, nome que pode ser traduzido para "peixe-assustador". Realmente...

No local, distante cerca de 1,5 km da costa da ilha do Havaí, foram encontrados inúmeros peixes, enguias e muitas criaturas do fundo do mar misteriosas. A confusão dos cientistas é porque grande parte do oceano próximo ao Havaí está entre as águas menos produtivas do Pacífico.

"Há um paradoxo. Como podemos ter tanta produtividade no entorno do Havaí se o oceano ao redor é literalmente uma paisagem estéril?" Jamison Gove, oceanógrafo de agência norte-americano voltada aos oceanos, em entrevista à AP

Parte da missão era exatamente saber porque as ilhas, e este local em particular, são tão ricos em diversidade marinha. Os pesquisadores tomaram amostras de regiões entre 460 metros e 610 metros no fundo do mar. Para isto, utilizaram grandes redes de arrasto.

NOAA via AP
A imagem deste animal é aterrorizante, não? O bichano é conhecido como grande-enrolidor

Agora, os cientistas estão debruçados sobre os dados para tentarem entender potenciais políticas e necessidades da região. Também esperam aprender melhor sobre o ecossistema oceânico em geral e sobre áreas não explorados do mar profundo.

Não espere, contudo, respostas rápidas: os pesquisadores devem levar um ano para ter conclusões sobre está área. No entanto, já enxergam uma possibilidade: parte da riqueza do habitat pode ser graças à forma que o fundo do oceano se eleva até a ilha, levando nutrientes e criando alimentos para diversos animais marinhos.

NOAA via AP
Este peixe da família Antennariidae também é conhecido como "peixe-sapo"

"O que sabemos do oceano é menos do que sabemos sobre a superfície da lua", Jack Kittinger, diretor do programa de Conservação Internacional do Havaí

Recentemente, uma outra expedição feita pela Conservação Internacional e pela Universidade do Havaí foi feita mais longe da costa do Estado norte-americano, em um grupo de montes oceânicos, além de vulcões ativos e dormentes embaixo d'água que nunca vieram à superfície. Lá também foi notada uma rica biodiversidade. 

NOAA via AP
Que imagem aterrorizante, não? Este é o dragonfish, na língua inglesa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos