Geada em pleno verão. Frente fria muda paisagem de SC com registro de 1,4°C

Renan Prates

Colaboração para o UOL

  • Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online

    Frente fria levou a cidade de São Joaquim (SC) a registrar temperatura de 4,7°C

    Frente fria levou a cidade de São Joaquim (SC) a registrar temperatura de 4,7°C

Pelo menos três cidades da serra de Santa Catarina sofreram com geadas em pleno verão. Urupema, São Joaquim e Urubici apresentaram mínimas entre 1 e 5 graus Celsius (ºC) na manhã desta terça-feira (30).

De acordo com dados do Climaterra, Metereologia e Agronomia, Urupema foi a cidade do estado que registrou a temperatura mais baixa (1,4°C).

"Tivemos uma anomalia que fez nos últimos 60 dias boa parte da Região Sul apresentar temperaturas abaixo do normal", explicou Ronaldo Coutinho, agrônomo responsável pelo Climaterra, ao UOL.

Leia mais

"O La Niña permitiu a entrada de massas frias que frearam a onda de calor. Por isso, nesse ano tivemos apenas períodos curtos com temperaturas entre 34 e 35 graus - um, dois, no máximo três dias", complementou o especialista.

Segundo Coutinho, a temperatura registrada em Urupema foi o recorde negativo da estação em janeiro desde 2008, quando o índice registrado foi de 2,1°C.

Quem acha que esta frente fria em Santa Catarina é passageira, está enganado. Até agora, foram registradas sete geadas na estação, número que não deve parar até o final do verão. "Provavelmente teremos um recorde de geadas na estação", disse Coutinho.

Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online
Urupema e Urubici, duas cidades da serra de SC, sofreram com geadas no verão

E não foi apenas em Santa Catarina que a frente fria chegou. Grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, também apresentaram mudança brusca de temperatura nos últimos dias.

Em São Paulo, uma combinação de eventos climáticos derrubou a temperatura e trouxe frio e chuva desde a última segunda-feira. Nesta terça, a máxima prevista é de 22°C, e a mínima de 17°C.

O Rio de Janeiro também não ficou longe - a máxima prevista é de 26°C, e a mínima de 21°C. A temperatura surpreende quem está na cidade em busca do calor típico do mês nas praias cariocas nesta época do ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos