Geada em pleno verão. Frente fria muda paisagem de SC com registro de 1,4°C
Pelo menos três cidades da serra de Santa Catarina sofreram com geadas em pleno verão. Urupema, São Joaquim e Urubici apresentaram mínimas entre 1 e 5 graus Celsius (ºC) na manhã desta terça-feira (30).
De acordo com dados do Climaterra, Metereologia e Agronomia, Urupema foi a cidade do estado que registrou a temperatura mais baixa (1,4°C).
“Tivemos uma anomalia que fez nos últimos 60 dias boa parte da Região Sul apresentar temperaturas abaixo do normal”, explicou Ronaldo Coutinho, agrônomo responsável pelo Climaterra, ao UOL.
Leia mais
- Casal que achou câmera escondida em Airbnb está "aterrorizado"
- Homem é suspeito de atear fogo em casa da ex-namorada e matar 11 cães em SP
- Tênis na areia é coisa de turista? Casal mostra estrago de bicho geográfico
“O La Niña permitiu a entrada de massas frias que frearam a onda de calor. Por isso, nesse ano tivemos apenas períodos curtos com temperaturas entre 34 e 35 graus - um, dois, no máximo três dias”, complementou o especialista.
Segundo Coutinho, a temperatura registrada em Urupema foi o recorde negativo da estação em janeiro desde 2008, quando o índice registrado foi de 2,1°C.
Quem acha que esta frente fria em Santa Catarina é passageira, está enganado. Até agora, foram registradas sete geadas na estação, número que não deve parar até o final do verão. “Provavelmente teremos um recorde de geadas na estação”, disse Coutinho.
E não foi apenas em Santa Catarina que a frente fria chegou. Grandes capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, também apresentaram mudança brusca de temperatura nos últimos dias.
Em São Paulo, uma combinação de eventos climáticos derrubou a temperatura e trouxe frio e chuva desde a última segunda-feira. Nesta terça, a máxima prevista é de 22°C, e a mínima de 17°C.
O Rio de Janeiro também não ficou longe - a máxima prevista é de 26°C, e a mínima de 21°C. A temperatura surpreende quem está na cidade em busca do calor típico do mês nas praias cariocas nesta época do ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.