CR7, Madonna, DiCaprio: queimadas na Amazônia mobilizam famosos
O avanço das queimadas na Amazônia levou celebridades do esporte, do entretenimento e da moda dentro e fora do Brasil a entrarem em uma campanha pela preservação da floresta. O time de famosos na causa ambiental vai de Cristiano Ronaldo a Madonna, passando por Leonardo DiCaprio.
No Instagram, Madonna cobrou uma atitude do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para proteger a floresta e o mundo. "Presidente Bolsonaro, por favor mude suas políticas e ajude não só seu país, mas o mundo. Nenhum desenvolvimento econômico é mais importante que proteger esta terra. Precisamos acordar! O futuro da floresta afeta o futuro do planeta", postou a cantora.
Conhecido por sua militância no campo do meio ambiente, o ator Leonardo DiCaprio tem feito uma série de posts no Instagram sobre as queimadas na Amazônia. Em um deles, afirmou que "os pulmões do mundo estão em chamas" e cita inclusive o dado do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de que os incêndios avançaram 84% em um ano. "A maior floresta tropical do mundo é peça-chave na solução para o clima global. Sem a Amazônia, não poderemos manter em xeque o aquecimento global", postou o ator.
Cristiano Ronaldo foi outro a abraçar a causa. Em um post em inglês, o jogador disse que a Amazônia "produz mais de 20% do oxigênio do mundo e está queimando há 3 semanas. É nossa responsabilidade ajudar a salvar o planeta." No entanto, o craque escorregou ao usar uma foto de uma queimada no Rio Grande do Sul para ilustrar sua publicação.
Outras estrelas do futebol, como o francês Mbappé e o argentino Dybala, também postaram para chamar a atenção sobre as queimadas na Amazônia.
Também comentaram o assunto mais nomes de peso no esporte, como o espanhol Pau Gasol, jogador da NBA, e o inglês Lewis Hamilton, cinco vezes campeão mundial de Fórmula 1.
"É devastador ver nosso mundo sofrer. A Floresta Amazônica está queimando a uma taxa recorde e houve 80% mais incêndios neste ano em comparação ao ano passado. Os cientistas referem-se à Amazônia como os pulmões da Terra, pois ela produz 20% do oxigênio que respiramos. Mais do que um campo de futebol está sendo destruído a cada minuto todos os dias, o mundo precisa se unir e ajudar. Se você ainda não fez, por favor poste sobre isso, é vital que continuemos a desencadear a ação. @unitednations se houver algo que eu possa fazer, estou pronto para ajudar de qualquer maneira possível", escreveu o piloto pentacampeão de Fórmula1.
Ontem, outros famosos como Gisele Bündchen, Demi Lovato, Ariana Grande, Anitta e Bruna Marquezine também fizeram alertas sobre as queimadas na Amazônia
Quem também falou a respeito foi a apresentadora Gianne Albertoni, ao exibir uma foto de um ensaio que fez no local: "Quisera eu manter essa recordação da Amazônia, quando lá fiz esse ensaio há mais de 20 anos.#Luto e indignação pela velocidade da sua destruição e os impactos do desmatamento cobrem minhas doces e felizes lembranças".
"Isto é devastador!!! Às vidas humanas, às plantas e aos animais, e ao nosso planeta", escreveu Kris Jenner no Twitter.
No Instagram, o ator Jason Momoa republicou uma foto postada por Leonardo di Caprio. Na legenda, publicou um longo texto, com sugestões para que os fãs ajudem a combater os problemas ambientais.
"Os pulmões da Terra estão em chamas. A Amazônia brasileira, lar de 1 milhão de indígenas e 3 milhões de espécies, está queimando há mais de duas semanas consecutivas. Houve 74.000 incêndios na Amazônia brasileira desde o início deste ano - um aumento impressionante de 84% em relação ao mesmo período do ano passado (informação do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Brasil). Cientistas e conservacionistas atribuem a aceleração do desmatamento ao presidente Jair Bolsonaro, que lançou um convite aberto para que madeireiros e fazendeiros limpassem a terra depois de tomar posse em janeiro", escreveu Momoa.
"A maior floresta tropical do mundo é uma parte primordial da solução climática global. Sem a Amazônia, não podemos manter o aquecimento da Terra sob controle. A Amazônia precisa mais que nossas orações. Então, o que você pode fazer?", questionou, listando opções.
- "Como uma resposta de emergência, faça doações para grupos da Amazônia trabalhando para defender a floresta."
- "Considere tornar-se um apoiador regular das iniciativas florestais comunitárias da Rainforest Alliance em todas as florestas tropicais mais vulneráveis do mundo, incluindo a Amazônia. Essa abordagem é, de longe, a defesa mais eficaz contra o desmatamento e os incêndios florestais naturais, mas requer uma colaboração profunda e de longo prazo entre as comunidades e os setores público e privado."
- "Fique por dentro dessa história e continue compartilhando postagens, marcando agências de notícias e influenciadores."
- "Seja um consumidor consciente, tendo o cuidado de apoiar empresas comprometidas com cadeias de suprimentos responsáveis. Elimine ou reduza o consumo de carne bovina; a criação de gado é um dos principais fatores do desmatamento da Amazônia."
- "Quando chega a hora da eleição, VOTE em líderes que compreendam a urgência de nossa crise climática e estejam dispostos a tomar medidas ousadas - incluindo uma forte governança e uma política voltada para o futuro."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.