Topo

Agência aponta triplo de queimadas em Angola; país critica comparação

Imagem de satélite mostra incêndios em Angola, Zâmbia e República Democrática do Congo em 25 de agosto - NASA/NOAA - 25.ago.2019/Reuters
Imagem de satélite mostra incêndios em Angola, Zâmbia e República Democrática do Congo em 25 de agosto Imagem: NASA/NOAA - 25.ago.2019/Reuters

Do UOL, em São Paulo

28/08/2019 12h13

Na semana passada, Angola teve mais de três vezes o número de queimadas que o Brasil, segundo dados de um satélite da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, analisados pelo sistema de tecnologia Weather Source. O governo angolano criticou a comparação.

No período de 48 horas entre os dias 22 e 23 de agosto, o país africano teve 6.902 ocorrências de queimadas, de acordo com o monitoramento. No mesmo período, no Brasil, foram 2.127.

Uma lista da Weather Source, publicada pela agência de notícias Bloomberg, apontam os dez países que mais registraram queimadas. Entre Brasil e Angola, aparecia a República Democrática do Congo, com cerca de 3 mil.

Na sequência, surgem:

  • Zâmbia: 1 mil
  • Austrália: 789
  • Bolívia: 755
  • Rússia: 679
  • Indonésia: 541
  • Tanzânia: 418
  • África do Sul: 380

Em comunicado divulgado no dia 26, o ministério do Meio Ambiente de Angola disse que os números podem levar a uma "dramatização da situação e desinformar os mais incautos". O governo local aponta que os dados levam em conta ocorrências que não deveriam ser consideradas.

"Nesta época do ano, em várias regiões do nosso país, estão a acontecer queimadas que as populações camponesas empregam na fase de preparação de terras para o cultivo", traz a nota do ministério, que considera que a prática, "apesar de não ser a mais aconselhável, é usual, secular".

Já o ministro de Comunicação Social de Angola, João Melo, disse em sua conta no Twitter que "confundir fotos de capim a arder na nossa região com incêndios massivos em florestas é brincadeira". "E misturar isso com politiquice barata, é pior ainda. Lamentável."

As informações sobre Angola chegaram a ser comentadas pelo ministro do Meio Ambiente do Brasil, Ricardo Salles. Em 24 de agosto, ele publicou no Twitter uma mensagem em que criticou a França e insultou o presidente francês, Emmanuel Macron.

"Mais fogo em Angola e Congo do que na Amazônia... E o Mícron não fala nada... Por que será? Será que é porque eles não concorrem com os ineficientes agricultores franceses?", escreveu.

Queimadas superam média histórica do mês

Band News