"Emergência climática" é escolhida Palavra do Ano pelo dicionário Oxford
Depois que o dicionário Collins elegeu "greve do clima" a palavra do ano, chegou a ver do Oxford, um dos principais guias de palavras do mundo, reconhecer a importância da luta pelo meio ambiente e escolher o termo "emergência climática" como Palavra do Ano de 2019.
O anúncio foi feito ontem e, segundo o próprio dicionário Oxford, o uso do termo aumentou mais de 100 vezes em relação ao ano passado.
O Oxford define "emergência climática" como "uma situação em que é necessária uma ação urgente para reduzir ou interromper a mudança climática e evitar danos ambientais potencialmente irreversíveis".
A editora britânica elege todos os anos palavras que tiveram grande relevância no contexto histórico e social daquele período. A escolha é feita durante debate com um júri que decide com base em "potencial duradouro" e "significância cultural". No ano passado, a palavra do ano foi "tóxico".
"A palavra 'clima' tem sido fundamental para 2019 e aparece em várias frases importantes, mas a 'emergência climática' se destaca por vários motivos. Estatisticamente falando, isso representa uma nova tendência para o uso da palavra 'emergência'", disse a equipe do dicionário, segundo o jornal The New York Times.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.