Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo libera mais 57 agrotóxicos; total de registros em 2019 chega a 439

Getty Imagens
Imagem: Getty Imagens

Do UOL, em São Paulo

27/11/2019 09h24

O Ministério da Agricultura publicou hoje no Diário Oficial da União a autorização do registro de mais 57 agrotóxicos. Em 2019, já são 439 novos produtos liberados.

Do total liberado hoje, 55 são produtos genéricos, ou seja, com base em ingredientes ativos que já estavam presentes em outros produtos existentes no mercado. De acordo com a pasta, o objetivo da aprovação de produtos genéricos é aumentar a concorrência no mercado e diminuir o preço dos defensivos, o que faz cair o custo de produção.

Entre as novidades, está um defensivo agrícola biológico à base da vespa Telenomus podisi, que poderá ser usado na agricultura para combater o percevejo marrom, praga da cultura de soja.

"Atualmente, o percevejo marrom é uma praga de grande importância na cultura da soja, que só contava com opções químicas para o seu controle. Esta vespa parasita ovos do percevejo marrom favorecendo uma diminuição populacional da praga e aumentando o número de inimigos naturais no campo", explicou, em nota, o coordenador de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Carlos Venâncio.

Outro produto anunciado é um de baixa toxicidade formulado à base de óleo de casca de laranja, que poderá ser usado para combater o pulgão em pequenas culturas como alface, agrião, brócolis, couve, couve-flor, espinafre, repolho e rúcula.

Entre os defensivos genéricos que tiveram o registro publicado hoje, 12 são produtos biológicos ou orgânicos, que podem ser usados tanto na agricultura orgânica quanto na tradicional, segundo o ministério.