Topo

Esse conteúdo é antigo

Jaguatirica fica gravemente ferida em queimada no Pantanal e é sacrificada

Jaguatirica ficou com as quatro patas gravemente queimadas e teve de ser sacrificada - Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso/Divulgação
Jaguatirica ficou com as quatro patas gravemente queimadas e teve de ser sacrificada Imagem: Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso/Divulgação

Do UOL, em Brasília

07/09/2020 13h16

Uma jaguatirica macho ficou gravemente ferida em meio às queimadas no Pantanal de Mato Grosso e, após ser resgatada e atendida por veterinários, teve de ser sacrificada devido ao seu sofrimento.

O animal foi resgatado na beira do rio Pixaim neste sábado (05) e estava com as quatro patas queimadas, sem os coxins - almofadas das patas - e as unhas, informou a Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso. A jaguatirica ainda apresentava pontos necrosados nas pernas e baixo peso.

Após ser resgatada, a jaguatirica foi levada para o Posto de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres e recebeu tratamento veterinário ao longo do dia. No entanto, por causa da gravidade dos ferimentos e de seu sofrimento, optou-se por realizar a eutanásia.

Desde julho, o Pantanal tem sofrido com a intensificação de queimadas. No início deste mês, o Ministério da Defesa estendeu a Operação Pantanal que se dedicava ao combate aos incêndios no Mato Grosso do Sul para o Mato Grosso.

Equipes e veículos das Forças Armadas, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Corpo de Bombeiros e brigadistas atuam no combate ao fogo.

Cerca de 1,7 milhão de hectares já devem ter sido destruídos, no Mato Grosso, por causa de incêndios florestais. Além da ação humana, a vegetação seca e o calor potencializam o surgimento de focos de incêndio no estado.