EUA voltam oficialmente ao Acordo de Paris
"O Acordo de Paris é uma estrutura sem precedentes para a ação global. Sabemos disso porque ajudamos a projetá-lo e torná-lo realidade. Seu propósito é simples e amplo: ajudar a todos nós a evitar o aquecimento global catastrófico e construir resistência em todo o mundo aos impactos da mudança climática que já estamos vendo", declarou o diplomata chefe dos EUA em comunicado.
O país mais rico do mundo volta ao pacto internacional para conter o aquecimento global depois da saída ocorrida durante o governo de Donald Trump, que demonstrou ceticismo em relação à mudança climática.
"Enfrentar as ameaças reais da mudança climática e ouvir nossos cientistas está no centro de nossas prioridades de política nacional e externa. É vital para nossas conversas sobre segurança nacional, migração, esforços internacionais de saúde, e em nossas conversas sobre diplomacia econômica e comércio", destacou Blinken.
Logo depois de tomar posse, em 20 de janeiro, Biden anunciou que convocará uma Cúpula Climática em 22 de abril para tentar coordenar as ações e renovar o esforço de transição para uma economia mais sustentável.
Washington foi um dos signatários originais do grande pacto selado em 2015 na capital francesa, durante o governo de Barack Obama, do qual Biden foi vice-presidente.
A participação dos EUA, o segundo maior emissor de gases de efeito estufa em todo o mundo, atrás da China, é considerada pelos especialistas como fundamental para qualquer tentativa de combater o aquecimento global.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.