Topo

Esse conteúdo é antigo

Tuitaço contra Salles pede saída de ministro e reúne famosos e políticos

Ricardo Salles é alvo de tuitaço um dia antes da Cúpula de Líderes sobre o clima - Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo
Ricardo Salles é alvo de tuitaço um dia antes da Cúpula de Líderes sobre o clima Imagem: Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

21/04/2021 11h32Atualizada em 21/04/2021 15h03

Um tuitaço contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, figura no topo dos trending topics do Twitter desde a manhã de hoje e reúne diversos políticos e famosos críticos da política ambiental do governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

A hashtag #ForaSalles foi alçada aos assuntos mais comentados a partir das 10h, horário marcado para o início do tuitaço organizado pelo Coletivo de Cidadãos e Cidadãs em Defesa das Floresta. Por volta das 13h30, o Twitter já registrava mais de 135 mil menções ao termo.

Em resposta, políticos governistas, como a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), lançaram as hashtags #FicaSalles e #RicardoSallesFica em resposta. No mesmo horário, #RicardoSallesFica ocupava o segundo lugar no trending topics, com 30 mil menções.

O próprio ministro entrou na "guerra das hashtags", ironizando os críticos. Ele inclusive respondeu a uma manifestação da cantora Anitta.

A manifestação virtual ocorre um dia antes da abertura da Cúpula de Líderes sobre o Clima, encontro organizado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para discutir questões ambientais de interesse mundial.

Muitos políticos que aderiram ao tuitaço, como a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, também lembraram que amanhã completa um ano da reunião ministerial na qual Salles falou em "passar a boiada" em referência à possibilidade de flexibilização de leis ambientais em meio à pandemia.

Veja manifestações de políticos e famosos contra Salles durante o dia.

Veja manifestações a favor de Salles