Topo

Esse conteúdo é antigo

Mudança climática: ministro discursa para COP26 com água até os joelhos

Ministro de Tuvalu, Simon Kofe, faz declaração em vídeo para COP26 com água até os joelhos - Divulgação
Ministro de Tuvalu, Simon Kofe, faz declaração em vídeo para COP26 com água até os joelhos Imagem: Divulgação

Mateus Omena

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/11/2021 13h17Atualizada em 10/01/2022 14h18

O ministro das Relações Exteriores da ilha de Tuvalu, no Pacífico Sul, chamou a atenção ao fazer uma declaração em vídeo fora do convencional. De terno e gravata, Simon Kofe ficou com água do mar até os joelhos, enquanto seu discurso era gravado para a 26º Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), para destacar o impacto da mudança climática na nação insular.

As imagens, divulgadas nessa semana, mostram Kofe sendo filmado no meio das águas próximo à costa, antes de um evento paralelo da COP26 sobre os esforços para lidar com a mobilidade relacionada ao clima na região.

"A declaração se encaixa no cenário da COP26 com as situações da vida real enfrentadas em Tuvalu, devido aos impactos das mudanças climáticas e da elevação do nível do mar", afirmou o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado.

Preocupação global

O aumento do nível dos mares é um dos fenômenos da mudança climática que preocupam diversas nações e organizações na COP26. E a situação vem se mostrando cada vez mais crítica com as constantes perdas de gelo nos principais polos do planeta.

De acordo com um estudo divulgado pela "Nature Communications", a calota polar da Groenlândia perdeu cerca de 3,5 trilhões de toneladas de gelo, em 10 anos, o que resultou em uma elevação no nível do mar de um centímetro e agravou o risco de inundações em todo o mundo. O levantamento também constatou que o degelo aumentou 21% em 40 anos.

E, segundo um relatório de agosto do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), o IPCC, as mudanças climáticas estão se intensificando e já atingem todas as regiões do planeta com inundações, ondas de calor, furacões e incêndios florestais.

Nesse cenário, um dos desafios mais debatidos na conferência é o controle do aquecimento global, para evitar o aumento de 1,5ºC em relação ao século 19. Já que a temperatura do planeta subiu 1,1ºC em média, apontou o relatório do IPCC.

Importância da COP26

A 26º Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, também chamada de COP26 se iniciou em 31 de Outubro e ocorre até 12 de novembro, em Glasgow, na Escócia. É um encontro entre governos de mais de 190 países, além de representantes de empresas e ONGs para negociações, debates e exposições a respeito dos problemas enfrentados pelo planeta em relação ao clima e direitos humanos.

No evento, líderes políticos também destacam suas estratégias e ações para evitar que as mudanças climáticas desenvolvam danos mais catastróficos e irreversíveis.