Topo

Esse conteúdo é antigo

8 das 10 cidades brasileiras que mais emitem gases estufa estão na Amazônia

Vista aérea de desmatamento na Amazônia para expansão da pecuária, em Lábrea (AM) - Victor Moriyama/Amazônia em Chamas
Vista aérea de desmatamento na Amazônia para expansão da pecuária, em Lábrea (AM) Imagem: Victor Moriyama/Amazônia em Chamas

Do UOL, em São Paulo

13/06/2022 13h16

Uma pesquisa feita pelo Observatório do Clima mostra que oito das dez cidades que mais emitem gases de efeito estufa estão na Amazônia. A principal fonte das emissões, de acordo com os especialistas, é o desmatamento.

Os outros dois municípios são os maiores do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro.

A descoberta é resultado de um cálculo das emissões desses gases em todos os 5.570 municípios brasileiros por duas décadas, de 2000 a 2019.

Quatro cidades do ranking ficam no Pará, incluindo a líder da lista, Altamira (830 km de Belém). De acordo com o estudo, se esse município fosse um país, seria o 108° do mundo com mais emissões, à frente da Suécia e da Noruega.

Os dez municípios que mais emitiram gases estufa em 2019

  1. Altamira (PA)
  2. São Félix do Xingu (PA)
  3. Porto Velho (RO)
  4. Lábrea (AM)
  5. São Paulo (SP)
  6. Pacajá (PA)
  7. Novo Progresso (PA)
  8. Rio de Janeiro (RJ)
  9. Colniza (MT)
  10. Apuí (AM)

Entretanto, o Observatório aponta que Altamira, como o maior município brasileiro, é também o que mais remove carbono da atmosfera. "O levantamento destaca a importância de criar e manter Unidades de Conservação (UC) e Terras Indígenas (TI)", disse a entidade em nota.

A organização destacou que a plataforma MapBiomas Alerta, que reúne imagens de satélite de diversos sistemas, aponta que 98% do desmatamento na região é ilegal.