Conteúdo publicado há 3 meses

Ano de 2023 bate recorde como o mais quente desde 1850, diz serviço europeu

O ano de 2023 bateu recorde como o mais quente desde 1850, segundo relatório do serviço de mudanças climáticas Copernicus divulgado hoje.

O que aconteceu

O ano passado teve temperatura mundial média de 14,98°C. Segundo a agência europeia do clima, o número representa um aumento de 0,17°C em relação ao recorde anterior, registrado em 2016.

Todos os dias de 2023 superaram em 1°C a temperatura média da era pré-industrial. Quase metade dos dias ficaram 1,5°C acima dessa média, enquanto dois dias de novembro baterem a marca de 2°C.

De junho a dezembro, todos os meses foram mais quentes na comparação com o respectivo mês de 2022. No ano inteiro, julho e agosto foram os meses com as maiores temperaturas, enquanto dezembro foi o mais quente da história.

A temperatura dos mares também bateu recordes. Entre abril e dezembro, eles superaram a temperatura recorde registrada na história para os respectivos meses.

Gelo no mar da Antártica atingiu sua menor extensão em 2023. As mínimas históricas por mês foram registradas em oito dos 12 meses do ano. Fevereiro foi o mês que registrou a menor cobertura de gelo de todos os tempos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes