'The Last of Us' da vida real? Cogumelo cresce em sapo e intriga cientistas
Dois pesquisadores ficaram intrigados ao observar, pela primeira vez, um sapo atuando como hospedeiro de um cogumelo. O caso inédito ocorreu em Karnataka, na Índia, e foi publicado pela revista Reptiles and Amphibians, nesta quarta-feira (28).
O que aconteceu
No dia 19 de junho de 2023, os pesquisadores Lohit Y.T., e mais um colega, Chinmay C. Maliye, da WWF (World Wide Fund for Nature), encontraram cerca de 40 sapos.
E em um deles, aparentemente saudável, havia o crescimento de um pequeno cogumelo na pele, no lado esquerdo, algo jamais documentado por cientistas.
O anfíbio encontrado pertence à espécie conhecida como rã-de-costas-douradas intermediárias, ou pelo nome científicio Hylarana, com cerca de 7 centímetros. Elas são facilmente encontradas nos estados de Karnataka e Kerala, no sudoeste da Índia.
Quando observei pela primeira vez o sapo com o cogumelo, fiquei surpresa e intrigada com a visão. Meu pensamento foi documentá-lo, pois esse fenômeno é algo que nunca ouvimos falar. Só torcemos para que fosse um incidente raro e não um fenômeno perigoso para o sapo.
Lohit Y T, especialista em rios e pântanos da World Wildlife Fund-India à CNN
No dia 13 de fevereiro, em uma publicação no X (antigo Twitter), a WWF afirmou que a descoberta deixou cientistas ao redor do mundo "perplexos".
A frog in the #WesternGhats has experts around the world bewildered. Lohit Y.T., a river and wetlands specialist from WWF-India, and Chinmay C. Maliye chanced upon an unprecedented phenomenon: a #frog playing host to a #mushroom.
-- WWF-India (@WWFINDIA) February 13, 2024
Picture Courtesy: Lohit Y.T./WWF-India#WWFIndia pic.twitter.com/4yBHUkOIZp
O anfíbio não foi coletado. Por isso, não se sabe a causa do fenômeno nem o destino do sapo são conhecidos. Mas, por meio de imagens, micrologistas descobriram depois que o cogumelo era do gênero Mycena, do tipo de fungo que cresce principalmente em madeira apodrecida de árvores mortas.
Um estudo divulgado no ano passado, no entanto, já havia descoberto que este cogumelo pode evoluir para prosperar em plantas vivas também.
Deixe seu comentário