"Total confiança no sistema eletrônico", diz presidente do TSE sobre urnas

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

Um dia antes do pleito, em cerimônia de verificação dos sistemas das urnas eletrônicas na sede do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em Brasília, a ministra Rosa Weber afirmou que a eleição do domingo (7) se dará "em clima de tranquilidade, com toda nossa confiança no sistema eletrônico de votação e transmissão de dados".

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal), também presidente do TSE, acompanhou o procedimento de verificação dos sistemas utilizados nas urnas de todo o país e ressaltou a segurança do sistema.

Leia também:

"O nosso sistema eletrônico de votação é ágil, seguro, confiável e, sobretudo, auditável. Há condições de auditagem, como já ocorreu, sem que tenha, eu repito mais uma vez, sido constatado um caso comprovado de fraude", disse Weber.

Membros da OEA (Organização dos Estados Americanos), convidados pela primeira vez para participarem como observadores das eleições brasileiras, também assistiram às explanações.

"Esse aspecto é muito importante para tranquilizar os brasileiros de que a sua manifestação de vontade nas urnas vai ser refletida, a manifestação de vontade expressa no seu voto, será contabilizada exatamente na medida em que foi depositada na urna. Esses dados todos nos enchem de confiança no sentido de desejar a todos nós amanhã um excelente voto", afirmou a ministra.

Sorteio de urnas para auditoria

Também neste sábado, os TREs (Tribunal Regional Eleitoral) realizaram cerimônias públicas de sorteio de urnas eletrônicas para auditoria.

Em São Paulo, por exemplo, cinco equipamentos a serem auditados sob condições normais de uso já estavam lacrados e instalados nas respectivas seções eleitorais (Vila Formosa, Taboão da Serra, São Caetano do Sul, Mococa e Santa Fé do Sul). Portanto, serão substituídos por outros. Haverá uma novidade: a verificação da autenticidade e integridade dos sistemas, para a qual foram sorteadas outras dez urnas. Seus programas serão auditados no domingo, antes da abertura do horário de votação, entre 7h e 8h (horário de Brasília).

No Rio, 15 urnas sorteadas passarão por auditoria. Cinco delas serão levadas ao Centro Cultural da Justiça Eleitoral e receberão os votos em cédulas de papel preenchidos por representantes de partidos políticos.

"O objetivo é demonstrar que o resultado obtido pela apuração do voto de papel é idêntico ao resultado da apuração do voto eletrônico. A partir do 'batimento' dos dois resultados, é possível afirmar que não houve nenhuma fraude no processo eletrônico de votação", diz comunicado do TRE-RJ. Também haverá no Rio a auditoria de dez urnas, com base na autenticidade e integridade de seus softwares.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos