Topo

Serra adota estilo "paz e amor" na primeira entrevista coletiva como pré-candidato

Guilherme Balza

Do UOL, em São Paulo

29/02/2012 23h07

Na primeira entrevista coletiva depois da oficialização de sua intenção de disputar as eleições para a Prefeitura de São Paulo, o tucano José Serra se comportou de maneira mais descontraída do que a habitual (veja o vídeo abaixo).

O tucano, conhecido pela fama de se atrasar nos compromissos, chegou na hora marcada e brincou: “Tenho defeitos psicológicos, entre eles uma certa obsessividade. O de chegar atrasado não é [um defeito psicológico]. O que aconteceu hoje, vocês vão ver, que quando eu marcar, vou estar lá”, afirmou.

Ao longo da entrevista --na sede da executiva estadual do PSDB, na zona sul da capital paulista--, Serra fez brincadeiras com vários repórteres e comentou alguns de seus hábitos. “Eu tenho lido menos a imprensa. Para estar bem humorado. É uma técnica”

Também negou que esteja fora de forma. “Estou em bom estado físico. Como pouco, faço ginástica quase todo dia.”

Diferentemente do que costuma fazer, o pré-candidato evitou criticar o principal adversário dos tucanos, o PT, e negou que haja um racha dentro do PSDB por conta de sua pré-candidatura tardia.

Após a entrada de Serra na briga pela candidatura, o PSDB decidiu ontem (28) adiar para 25 de março as prévias da sigla, anteriormente marcadas para o próximo domingo (4). A decisão revoltou alguns integrantes da executiva municipal do partido, como o vice-presidente tucano na capital, João Câmara, que afirmam que Serra chegou para rachar o partido e impor suas vontades.

Pelo Twitter, José Aníbal, não poupou críticas à direção do partido e a Serra: "Até aqui o processo de prévias teve deliberações convergentes e transparentes. Com a entrada do novo candidato [Serra],começou a mudar. Lástima.”

Na entrevista de hoje, Serra classificou a insatisfação do partido como “uma disputa normal” e disse não acreditar que a base tucana resistirá a sua candidatura, caso seja o escolhido da sigla. “Vamos ter um partido bem unido”.

Serra negou que tenha pedido para a direção municipal adiar as prévias para que tivesse tempo de conquistar a militância. “Não pedi nem que fosse dia 25, nem dia 4, nem dia 11. Entrei sem condições [de fazer exigências].”