Topo

Pela 2ª vez em um mês, Lula pede para não deixar a PF ao depor à Justiça

Lula presta depoimento por videoconferência ao juiz Marcelo Bretas no último dia 5 - Reprodução
Lula presta depoimento por videoconferência ao juiz Marcelo Bretas no último dia 5 Imagem: Reprodução

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

07/06/2018 22h57Atualizada em 07/06/2018 22h57

Pela segunda vez em menos de um mês, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu para não deixar a sede da PF (Polícia Federal) em Curitiba –onde está preso desde o dia 7 de abril—para  depor à Justiça.

Em despacho publicado na noite desta quinta-feira (7), o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da Justiça Federal em Brasília, afirmou que o interrogatório de Lula por videoconferência no próximo dia 21 será realizado de dentro do prédio da PF, a pedido da defesa do ex-presidente.

Na última terça (5), Lula prestou depoimento como testemunha de defesa do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (MDB), ao juiz Marcelo Bretas, responsável pela Operação Lava Jato no Rio, também por videoconferência. A expectativa era de que o ex-presidente deixasse a sede da PF para depor em uma das salas de audiência da Justiça Federal do Paraná, a cerca de 5 km de distância, o que não aconteceu –segundo o UOL apurou, o pedido para que o petista não deixasse a PF também partiu de seus advogados.

Na ocasião, equipamentos da Justiça Federal do Paraná foram levados até a sede da polícia para viabilizar a videoconferência. Caso Lula se deslocasse até o prédio da Justiça Federal, seria necessário mobilizar agentes policiais e organizar um esquema específico de segurança.

Lula será interrogado no dia 21 de junho, às 9h, em um processo em que ele é réu na Operação Zelotes pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de influência.

Ele é acusado de interferir, depois de deixar a Presidência, na compra de aviões militares pelo governo brasileiro e na prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio de uma medida provisória.

Na mesma data, serão interrogados outros dois réus: o casal Mauro Machado e Cristina Mautoni, donos do escritório Marcondes e Mautoni Empreendimentos e Diplomacia Ltda (M&M). O interrogatório também será realizado por videoconferência, em São Paulo.

Já no dia 29 de junho será a vez de Luiz Cláudio Lula da Silva, um dos filhos do ex-presidente e também réu no processo, ser interrogado por videoconferência a partir de São Bernardo do Campo (SP).

Entenda o caso

Em dezembro de 2016, a Justiça Federal de Brasília aceitou denúncia do MPF (Ministério Público Federal) acusando Lula de interferir na compra de 36 caças do modelo Gripen, da sueca Saab, pelo governo brasileiro e na prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da MP (Medida Provisória) 627. Os casos ocorreram entre 2013 e 2015, quando Lula já não era presidente --à época, a presidente era a também petista Dilma Rousseff. 

Segundo o MPF, na condição de ex-presidente, Lula integrou um esquema que vendia a promessa de que ele poderia atuar junto ao governo para beneficiar as empresas MMC (vendedora e fabricante de carros da Mitsubishi); Caoa (vendedora e fabricante de carros da Hyundai); e Saab. As companhias eram clientes do escritório Marcondes e Mautoni Empreendimentos e Diplomacia Ltda (M&M), empresa de lobby do casal Mauro Marcondes e Cristina Mautoni.

Em troca, de acordo com os procuradores, Mauro e Cristina repassaram a Luis Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente, pouco mais de R$ 2,5 milhões.

Quando a Justiça Federal aceitou a denúncia do MPF, a defesa de Lula e Luís Cláudio divulgou nota chamando a decisão de "mais uma acusação frívola contra o ex-presidente e seus familiares". O texto dizia ainda que a denúncia "faz parte de uma tática de tentar desconstruir a imagem de Lula e de prejudicar a sua atuação política".