Topo

1º dia de Bolsonaro presidente tem agenda com estrangeiros e troca de casa

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Susan Pompeo durante a posse - Reprodução/Twitter Secretary Pompeo
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, Jair Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e Susan Pompeo durante a posse Imagem: Reprodução/Twitter Secretary Pompeo

Gustavo Maia

Do UOL, em Brasília

01/01/2019 19h52

Em seu primeiro dia útil como presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) terá uma agenda repleta de compromissos com autoridades estrangeiras nesta quarta-feira (2). Ele também participará das cerimônias de transmissão do cargo de cinco dos seus 21 ministros, nomeados nesta terça.

Às 10h, ele terá um encontro com secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo. Quarenta e cinco minutos depois, Bolsonaro se reúne com presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Ele receberá ainda o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, às 11h15, e ao meio-dia, Ji Bingxuan, vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da China, o equivalente ao Parlamento no país asiático.

As audiências vão acontecer no Palácio do Planalto e serão acompanhadas pelo ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que ainda se encontrará com representantes de Angola, da Polônia, da Coreia do Sul, dos Emirados Árabes Unidos, de Singapura, do Japão e do Canadá.

Para as 18h, está marcada a cerimônia de transmissão do cargo do chanceler, no Itamaraty, que não deve contar com a presença do presidente.

Mudança para Alvorada só acontece na quarta

O dia de Bolsonaro começa cedo, às 9h, com uma solenidade conjunta de posse de quatro ministros: Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência), general Carlos Alberto Santos Cruz (Secretaria de Governo) e general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

No meio da tarde, vai prestigiar a cerimônia de transmissão do cargo de ministro da Defesa, do general Joaquim Silva e Luna para o também general Fernando Azevedo e Silva.

De acordo com sua assessoria de imprensa, o presidente e sua família ficam em Brasília e vão dormir na Granja do Torto nesta terça-feira.

A mudança para o Palácio da Alvorada, inicialmente prevista para hoje, só deve ocorrer na quarta-feira. Ambos os espaços são residências oficiais da Presidência da República.