Topo

Bolsonaro se encontrará com presidente da Ucrânia, pivô de crise nos EUA

Jair Bolsonaro - Adriano Machado/Reuters
Jair Bolsonaro Imagem: Adriano Machado/Reuters

Antonio Temóteo

Do UOL, em Brasília

19/10/2019 12h31

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) se reunirá com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante a viagem oficial que fará ao Japão. A agenda oficial de compromissos de Bolsonaro divulgada hoje prevê um encontro entre os dois na terça-feira (22).

Na primeira versão da agenda divulgada não estava previsto o compromisso entre os dois presidentes. Zelensky está envolvido em uma polêmica com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Trump vai tentar a reeleição em novembro de 2020 e virou alvo de um processo de impeachment por ter pedido a Zelensky que investigasse o filho do Democrata Joe Biden, potencial adversário do presidente americano na eleição do ano que vem.

Parcerias comerciais com asiáticos

Além de se encontrar com o presidente ucraniano, Bolsonaro vai para o Japão e para a China com o propósito de reforçar o comércio brasileiro com os dois países asiáticos e prestigiar a entronização do novo imperador japonês, Naruhito.

A Ásia é vista como fundamental para os negócios por concentrar cerca de 4 bilhões de habitantes e ser o destino de 40% das exportações brasileiras, segundo dados dos primeiros nove meses de 2019. O índice representa US$ 67 bilhões, dos quais US$ 46 bilhões foram negociados somente com a China.