Topo

Esse conteúdo é antigo

Em nota, PSDB diz que soltura de Lula pode aumentar "clima de intolerância"

Cassiano Rosário/Estadão Conteúdo
Imagem: Cassiano Rosário/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

08/11/2019 18h04

O PSDB divulgou nota oficial no fim da tarde de hoje para declarar sua preocupação com a possibilidade de um aumento no "clima de intolerância da sociedade brasileira" a partir da soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava preso em Curitiba.

No texto, assinado pelo presidente da sigla, Bruno Araújo, o PSDB coloca Lula e o PT como responsáveis "pela maior recessão de nossa história, pelo déficit fiscal explosivo, pela alta taxa do desemprego, e pela subsequente estagnação da economia". Segundo os tucanos, os petistas e os demais partidos de esquerda não têm colaborado com diálogos e votações para ajudar a melhor a situação econômica e política do país.

"Com Lula solto, nova palavra de ordem não basta mais. Será preciso apresentação de soluções para a crise que eles próprios criaram. Retórica vazia não gera emprego nem reduz miséria ou desigualdade. Cabe a todos os atores políticos serem responsáveis e serenos neste momento de nervos à flor da pele", diz o comunicado.

Confira a nota:

"Nos últimos meses os chamados partidos de esquerda ficaram na cômoda posição de não participar do esforço nacional de recuperação das dificuldades criadas ao longo de seus governos para ficarem na confortável posição do grito 'Lula Livre'."

"Os apoiadores de Lula, inelegível pela lei da ficha suja, se recusaram a dialogar, votaram contra as reformas que adequaram o Estado aos novos tempos e sequer propuseram saídas para a crise em que jogaram o Brasil."

"Lula, Dilma Rousseff - sucessora escolhida por ele - e o PT são os responsáveis diretos pela maior recessão de nossa história, pelo déficit fiscal explosivo, pela alta taxa do desemprego, e pela subsequente estagnação da economia. Propiciaram também a volta do crescimento da pobreza registrado a partir de 2015, segundo pesquisa do IBGE divulgada esta semana, após uma longa série de avanços que remontava aos anos noventa."

"Decisão judicial se respeita. A soltura do ex-presidente Lula, entretanto, pode alimentar ainda mais um clima de intolerância na sociedade brasileira, no qual polos extremos preferem se hostilizar ao invés de dialogar."

"Com Lula solto, nova palavra de ordem não basta mais. Será preciso apresentação de soluções para a crise que eles próprios criaram. Retórica vazia não gera emprego nem reduz miséria ou desigualdade. Cabe a todos os atores políticos serem responsáveis e serenos neste momento de nervos à flor da pele."