Topo

Esse conteúdo é antigo

De máscara, Michelle Bolsonaro ouve piada em cerimônia e evita aproximação

Do UOL, em São Paulo

29/04/2020 16h25Atualizada em 29/04/2020 18h53

Mesmo sem pronunciamento, a primeira-dama Michelle Bolsonaro foi uma personagem de destaque na cerimônia de posse dos novos ministro da Justiça, André Mendonça, e Advogado-Geral da União, José Levi Mello do Amaral Júnior, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Sentada ao fundo do palco, entre o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, Michelle foi uma das duas pessoas no palco vestindo máscara respiratória, uma medida de proteção durante a pandemia do novo coronavírus orientada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo próprio Ministério da Saúde. Além dela, apenas João Otávio de Noronha, presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), vestia o equipamento.

Ao abrir seu discurso de posse, André Mendonça agradeceu individualmente a cada um dos presentes, inclusive à primeira-dama. E aproveitou para fazer uma piada para descontrair a cerimônia.

"Excelentíssimo senhor presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, que chefia a nossa nação; excelentíssima senhora primeira-dama, dona Michelle Bolsonaro, que chefia o nosso presidente da República", endereçou Mendonça na abertura de seu discurso.

Bolsonaro respondeu rindo distante dos microfones, arrancando aplausos dos presentes. "General Mourão, perdeu o posto", completou Mendonça.

Michelle Bolsonaro usa máscara durante evento no Palácio do Planalto - TV Brasil/Reprodução - TV Brasil/Reprodução
Michelle Bolsonaro usa máscara durante evento no Palácio do Planalto
Imagem: TV Brasil/Reprodução

Após os discursos dos novos titulares da AGU e da Justiça, Jair Bolsonaro também se pronunciou — e também direcionou parte das considerações iniciais à mulher.

"Senhora Michelle, natural de Brasília, mas moradora de Ceilândia (DF), muito obrigado por você existir. Assim como André se referiu à sua esposa, eu me refiro a você também como uma pessoa certa nos momentos difíceis. Mais do que uma mãe, uma companheira", descreveu.

Ao fim, com o encerramento da cerimônia, Michelle acenou para os convidados presentes ao palco e, sem tocar os demais, se despediu rapidamente. Já o presidente e outros convidados trocaram abraços e apertos de mão.