Topo

Esse conteúdo é antigo

Mourão: Bolsonaro sabe que as Forças Armadas não o acompanhariam num golpe

Jair Bolsonaro, Hamilton Mourão e Fernando Azevedo e Silva - Marcos Corrêa/PR
Jair Bolsonaro, Hamilton Mourão e Fernando Azevedo e Silva Imagem: Marcos Corrêa/PR

Do UOL, em São Paulo

15/06/2020 19h03

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), descartou hoje, novamente, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem a intenção de dar um golpe e declarou que o chefe do Executivo sabe que as Forças Armadas não o acompanhariam "em uma aventura dessa natureza".

O assunto voltou a ser tema na semana passada, quando Bolsonaro reforçou — em nota assinada também por Mourão e pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva — que as Forças Armadas se destinam à defesa da pátria e à garantia dos poderes constitucionais, mas "não cumprem ordens absurdas".

Ainda na semana passada, o ministro da Secretaria de Governo, o general Luiz Eduardo Ramos, declarou que Bolsonaro, nunca defendeu um golpe militar no País, mas alertou a oposição a "não esticar a corda".

"O presidente deixou claro ao falar sobre ordens absurdas, um tema que ficou evidente no último mês. A imprensa começou a analisar o papel das Forças Armadas de forma preconceituosa, [começou a] olhar no passado. O pessoal fica olhando para 1964 [ano do golpe militar], e é página virada na história", analisou Mourão para a Rádio Bandeirantes.

"[Os veículos] Falam que o presidente busca um autogolpe, que quer se instalar no governo. Essa não é e nunca será a visão dele. E ele sabe que as Forças Armadas não o acompanharão em uma aventura nessa natureza. É isso que ele quis dizer", opinou.