MPF defende manutenção do afastamento do governador Wilson Witzel
O Ministério Público Federal (MPF) defendeu hoje a manutenção do afastamento do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). A manifestação foi enviada em memorial ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).
De acordo com o MPF, a "continuidade da medida cautelar é necessária para assegurar a ordem pública, a instrução criminal, a aplicação da lei penal e, ao mesmo tempo, o Estado Democrático de Direito e os direitos e garantias fundamentais do investigado."
O MPF acredita que o relator do caso, Benedito Gonçalves, seguiu o que determina o Regimento da Corte. O memorial também aponta que já há uma primeira denúncia contra o governador do Rio, com elementos concretos de prova.
O MPF também defende que a Corte Especial referende o afastamento de Wilson Witzel do cargo de governador do Rio de Janeiro.
O ministro Benedito Gonçalves determinou o afastamento de Wilson Witzel do cargo de governador por 180 dias, em consequência das investigações da Operação Placebo.
Witzel foi denunciado pela PGR sob a acusação de ter montado um esquema que gerou o pagamento de R$ 554.236,50 em propina por empresários da saúde ao escritório de advocacia da primeira-dama, Helena Witzel — o que o governador nega ter cometido qualquer irregularidade.
Helena e outras sete pessoas também foram denunciadas pela Procuradoria pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
Após o afastamento, Witzel disse haver possível "uso político" da Procuradoria contra seu governo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.