Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria diz que SP vai abrir escritório nos EUA se Biden ganhar eleições

Doria diz que abrirá escritório de São Paulo em Nova York se Biden ganhar - Governo do Estado de São Paulo
Doria diz que abrirá escritório de São Paulo em Nova York se Biden ganhar Imagem: Governo do Estado de São Paulo

Allan Brito, Felipe Pereira e Rafael Bragança

Do UOL, em São Paulo, e Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/11/2020 13h59

O governador de São Paulo, João Doria, declarou que o estado vai abrir um escritório nos Estados Unidos caso o democrata Joe Biden vença as eleições norte-americanas. A representação seria sediada em Nova York e teria objetivo de prospectar investimentos.

"Evidentemente vamos aguardar o resultado das eleições, mas antecipo que se o eleito for Joe Biden, [ele] terá uma outra visão em relação ao continente latino-americano, com toda segurança, com toda certeza e de forma mais integradora, ao meu ver."

Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial de São Paulo no mundo, atrás somente da China. Hoje, a Invest SP, agência paulista de atração de investimentos, tem 39 projetos norte-americanos em sua carteira. A meta do escritório seria dobrar o número no prazo de dois anos.

O governador João Doria citou o agronegócio paulista como setor que pode se beneficiar da abertura da representação em Nova York. Ele mencionou que há várias restrições neste segmento e um escritório em solo norte-americano facilitaria a melhora na relação bilateral.

Em relação à condição de abrir a representação somente se o Joe Biden ganhar, o governador explicou que seria uma administração mais aberta. Doria usou o termo "restrito" para classificar a gestão Donald Trump, atual presidente dos EUA. Por estes motivos, a vitória do candidato democrata é vista como positiva aos interesses paulistas.

"Para São Paulo, eu antecipo a você, não tenho nenhuma dúvida que será muito bom. Os Estados Unidos da América são um parceiro importante. O segundo maior parceiro comercial do Brasil, segundo maior parceiro comercial de São Paulo. Poderemos, com a confirmação da eleição de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, fortalecer ainda mais esta relação."

O estado de São Paulo tem dois escritórios internacionais, um em Dubai, nos Emirados Árabes, e outro em Xangai, na China. Existe um também a previsão de abertura de outro em Munique, na Alemanha, até junho de 2021.