Topo

Biden eleito? Trump tem chance? Veja as probabilidades da eleição nos EUA

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em São Paulo

05/11/2020 11h26Atualizada em 05/11/2020 15h21

Passados dois dias da eleição nos EUA, ainda não se sabe quem é o vencedor na disputa pela Casa Branca. Os resultados parciais indicam uma vantagem do democrata Joe Biden, que se aproxima de conquistar os 270 delegados necessários para ganhar a corrida. Esse cenário, no entanto, não está garantido, e o republicano Donald Trump ainda tem chance de vencer.

Na manhã de hoje, pelo menos seis estados ainda estão apurando seus votos, de acordo com a imprensa americana: Pensilvânia, Carolina do Norte, Geórgia, Nevada, Alasca e Arizona.

Em pelo menos quatro deles, mais de 85% dos votos foram apurados e a disputa continua acirrada entre Trump e Biden. Qualquer um dos dois pode levar os delegados desses estados. A esperança de Biden está nos votos enviados pelo correio (veja mais abaixo).

Os estados em disputa e os votos de cada um deles:

  • Pensilvânia: 20 delegados
  • Carolina do Norte: 15 delegados
  • Geórgia: 16 delegados
  • Arizona: 11 delegados
  • Nevada: 6 delegados
  • Alasca: 3 delegados

Até as 12h desta quinta, Biden aparecia na liderança, com 253 delegados, enquanto Trump estava com 214, de acordo com as contagens da AFP e do jornal The New York Times. A CNN, por sua vez, considera que Trump tem 213 delegados.

Ainda não há consenso entre os órgãos de imprensa sobre uma definição no Arizona —a AP, por exemplo, considera que o estado está garantido para Biden.

Os Estados Unidos não têm um órgão oficial que divulga, em tempo real, os resultados das urnas, como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no Brasil. Por isso, as projeções da imprensa são relevantes na divulgação da conquista dos delegados.

Os Estados Unidos não têm um órgão oficial que divulga, em tempo real, os resultados das urnas, como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no Brasil. Por isso, as agências de notícias e veículos de comunicação como AFP, AP e Fox fazem extrapolações estatísticas e apontam os vencedores por estado. A AFP chegou a considerar definida a apuração do Arizona — e Joe Biden somava mais 11 votos até a manhã desta quinta-feira (5). A contagem de votos continua no estado.

Entenda os possíveis cenários de desdobramentos nas eleições americanas:

Biden é eleito

Ao todo, segundo o New York Times, há 27 cenários que podem levar à vitória de Biden. Caso leve a Pensilvânia, que tem 20 delegados, o democrata será o vencedor desta eleição, independentemente dos resultados nos demais estados.

Sem levar a Pensilvânia, ainda há outros cenários possíveis para a vitória de Biden. As apurações parciais indicam que a combinação mais favorável para isso seria se o democrata levasse os estados de Geórgia e Arizona, chegando a 280 delegados, ou Geórgia e Nevada, chegando a 275.

Já caso seja confirmada a vitória de Biden no Arizona, o democrata precisaria apenas dos votos de Nevada para ser eleito, ultrapassando assim os 270 delegados.

Nesses cenários, Biden seria eleito mesmo se Trump vencesse nos demais estados (Pensilvânia, Carolina do Norte, Alasca e Geórgia). O republicano chegaria a 268 delegados.

Existem outras combinações possíveis, envolvendo uma eventual vitória de Biden na Carolina do Norte, que até o momento tem ligeira vantagem de Trump sobre o democrata. Mas, diante do quadro até o momento, é pouco provável que haja mudança no cenário do estado até o fim da apuração.

Trump é eleito

Trump, por sua vez, tem chance de vencer se levar quatro dos estados que ainda estão indefinidos — sendo que um deles deve ser necessariamente a Pensilvânia, que conta com 20 delegados.

Um cenário possível para isso seria Trump ganhando na Carolina do Norte, Pensilvânia e Geórgia, além de levar Nevada ou Arizona. Nos três primeiros estados, Trump aparece ligeiramente à frente de Biden, com uma vantagem de até 2 pontos percentuais.

Biden é favorito em Arizona. Em Nevada, a disputa está apertada. As projeções mais recentes mostram Biden à frente no estado, aumentando a diferença de votos em relação a Trump. Com 88% dos votos apurados, o democrata aparece com cerca de 11 mil votos a mais do que o republicano. Biden tem 49,4% dos votos, e Trump, 48,5%.

Trump e Biden empatam

Um cenário improvável, mas não impossível, é o de que haja empate entre os candidatos. Isso pode acontecer caso Trump leve os estados da Pensilvânia (20 delegados), Carolina do Norte (15), Arizona (11), Nevada (6) e Alasca (3), mas Biden vença na Geórgia (16).

Assim, os dois candidatos chegariam ao número de 269 delegados cada um. Nesse cenário de empate, quem decide o vencedor é a Câmara dos Representantes. Essa escolha, no entanto, não acontece por votação nominal dos congressistas: cada estado tem um voto, que é decidido pela bancada estadual dos deputados.

Hoje, considerando a composição atual da Câmara, a votação estadual tenderia a levar a uma vitória de Trump. Mas quem escolherá o presidente, em caso de empate, é a nova Câmara, eleita pelos americanos no dia 3.

Votos pelo correio

A esperança de Biden está nos votos enviados pelo correio. Quase 100 milhões de eleitores votaram antecipadamente —62 milhões dos quais foram por correspondência.

Essa é opção de voto é a preferida entre os democratas, especialmente durante a pandemia do novo coronavírus.

Como a apuração dos votos presenciais ocorre primeiro, é possível que Biden cresça no final da contagem, quando as cédulas enviadas por correspondência finalmente serão computadas.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Caso Trump vença nos estados de Pensilvânia, Carolina do Norte, Alasca e Geórgia ele chegará a 268 delegados, e não a 263, como informou a primeira versão desta reportagem. O texto foi corrigido.