Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente do MDB diz que partido está de portas abertas para Rodrigo Maia

Rodrigo Maia (à esquerda) apoiou Baleia Rossi nas eleições para a presidência da Câmara, no início do ano - Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Rodrigo Maia (à esquerda) apoiou Baleia Rossi nas eleições para a presidência da Câmara, no início do ano Imagem: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

15/06/2021 11h57Atualizada em 15/06/2021 13h32

O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), afirmou hoje que o partido "está de portas abertas" para receber Rodrigo Maia, ex-presidente da Câmara que foi expulso do DEM na noite de ontem.

"Lamento as perseguições contra o deputado Rodrigo Maia. De forma assertiva e leal, sempre agiu a favor das instituições democráticas e em benefício de todos os brasileiros. Lutou por reformas e um auxílio emergencial robusto. Por isso, o MDB está de portas abertas para ele", escreveu Rossi em seu Twitter na manhã de hoje.

Maia respondeu à publicação de Rossi e disse que continuará "lutando pela modernização do Estado brasileiro" e em "defesa de das instituições democráticas"

"Amigo Baleia Rossi, sem palavras para agradecer a sua mensagem. Vamos continuar lutando pela modernização do Estado brasileiro e na defesa de nossas instituições democráticas", disse o deputado expulso do DEM.

Eleição de Lira foi estopim para racha com DEM

O DEM decidiu ontem, por unanimidade, expulsar Maia do partido. A legenda considerou que o ex-presidente da Câmara cometeu uma "infração disciplinar" ao ofender o presidente nacional do DEM, ACM Neto (BA).

Em meados de maio, o deputado publicou uma série de ataques ao ex-prefeito de Salvador, a quem chamou de "oportunista" e "sem caráter".

À época, Maia já havia anunciado a intenção de pedir a desfiliação da sigla ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O apoio de parte da cúpula do DEM ao deputado Arthur Lira (PP-AL) na eleição para a presidência da Câmara, no início do ano, foi o estopim para a briga com ACM Neto. Maia defendia que Baleia Rossi fosse seu sucessor.

PSD e PSDB também 'brigam' por Maia

Além do MDB, ao menos outros dois partidos estariam interessados no desembarque de Maia, são eles o PSDB e o PSD, este que foi fundado por Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo e ex-integrante do DEM.

Após o racha de Maia com ACM Neto, alguns nomes ligados ao ex-presidente da Câmara já deixaram o DEM. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi para o PSD, enquanto o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, filiou-se ao PSDB.

O DEM, por sua vez, tem investido para tirar o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin do PSDB, já que Garcia deve ser o candidato do partido para concorrer ao governo do estado no ano que vem.