Só terá terceira via com enfraquecimento de Bolsonaro, diz Flávio Dino
O governador do Maranhão, Flávio Dino, afirmou que só haverá uma "terceira via" de centro nas eleições de 2022 se houver o enfraquecimento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como candidato. Em entrevista ao jornal O Globo, o político falou sobre sua filiação ao PSB e defendeu aproximação com o ex-presidente Lula (PT).
"Só acredito numa alternativa do centro se houver enfraquecimento do Bolsonaro. Se não ocorrer, é difícil romper a chamada polarização. Se a eleição fosse hoje, essa terceira via não teria espaço. Mas, como brasileiro, torço para que essa alternativa se viabilize com partidos mais ao centro", disse.
Dino anunciou ontem a saída do PCdoB, partido do qual fazia parte há 15 anos. Na manhã de hoje, disse que vai se filiar ao PSB na próxima terça-feira. O deputado federal Marcelo Freixo deve se juntar à sigla na mesma data. Segundo o governador, a presença dos dois no partido pode ajudar em nova aproximação com o PT.
"Houve um distanciamento recente, mas acredito que isso já está superado. A minha presença e a do Freixo ajudam na intensificação desse diálogo, porque o ex-presidente Lula é figura imprescindível para o campo da esquerda no Brasil", opinou.
Dino afirma que seu plano no PSB é concorrer ao Senado em 2022, mas diz que outras possibilidades são especuladas. Ele também defendeu a união de partidos de esquerda e disse que o PSB tem condição de ser polo aglutinador de outros partidos "para ser frente política capaz de ajudar a derrotar Bolsonaro."
Questionado sobre os ataques de Ciro Gomes (PDT) a Lula, Flávio Dino disse que a "postura belicosa" pode atrapalhar a união em palanques estaduais. "Dificulta também uma aliança no segundo turno, como vimos em 2018. Acho que a postura belicosa atrapalha e espero revisão desse tipo de atitude, sem prejuízo da manutenção de diferentes candidaturas", declarou.
Dino disse ainda que marcou uma reunião com o presidente do PDT, Carlos Lupi, no mês que vem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.