Topo

Esse conteúdo é antigo

Kataguiri diz que MBL anunciará data para manifestação contra Bolsonaro

Do UOL, em São Paulo

05/07/2021 12h56Atualizada em 05/07/2021 13h36

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) declarou hoje em entrevista ao UOL News que o MBL (Movimento Brasil Livre) irá anunciar na próxima quinta-feira (8) a data de uma 'supermanifestação' contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

As manifestações à esquerda não atingem Bolsonaro porque reforçam o discurso dele contra a agenda privatista. Para derrubar Bolsonaro, precisamos falar com o eleitorado dele que se sentiu traído
Kim Kataguiri

Kataguiri também ressaltou que o MBL não será contrário à participação de apoiadores da esquerda durante as manifestações.

Não vamos segregar ninguém, de maneira nenhuma. Quem quiser participar da manifestação, será bem-vindo
Kim Kataguiri

Segundo o parlamentar, os protestos que pedirão o impeachment de Bolsonaro serão agendados de acordo com o avanço da vacinação. Durante a entrevista, o parlamentar não citou qual será a data dos atos contra o presidente, mas adiantou que não ocorrerão no mês de julho.

Para Kim, é incoerente anunciar manifestações enquanto a maior parte da população ainda não está imunizada contra o coronavírus.

Entre Bolsonaro e Lula, Kataguiri anulará voto

Caso o segundo turno das eleições presidenciais sejam entre Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), Kim afirmou que pretende anular o voto.

Ao ser questionado pela apresentadora Fabíola Cidral se a terceira via seria Ciro Gomes (PDT), Kataguiri disse que não apoiaria a candidatura por episódios de racismo envolvendo o ex-governador do Ceará com o vereador de São Paulo Fernando Holiday (Novo-SP).

Ele [Ciro Gomes] só se elegeria com o eleitorado de esquerdo e centro-esquerda e esse eleitorado já está com o Lula
Kim Kataguiri

O nome de preferência para o parlamentar não foi citado para não "incitar brigas internas", segundo ele. Mas, durante a entrevista, o deputado falou que seu favorito na corrida eleitoral do próximo ano poderá ser o ex-juiz Sergio Moro, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta ou o apresentador Danilo Gentili.

"Bolsonaro é 'o grande chefe de quadrilha'"

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) afirmou que não tem dúvidas sobre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ser o "grande chefe de quadrilha de dinheiro público", ao comentar sobre os áudios inéditos revelados em uma reportagem do UOL.

Os áudios corroboram aquilo que o próprio UOL havia revelado sobre Flávio Bolsonaro no Rio, que mostrava que o grande chefe de desvios, tanto no gabinete de Flávio, Eduardo e Jair Bolsonaro. Queiroz era homem de confiança não de Flávio, mas de Jair Bolsonaro
Kim Kataguiri

Nos áudios revelados pelo UOL, é indicado o envolvimento direto do presidente Jair Bolsonaro, enquanto deputado federal — 1991 e 2018 — no esquema de entrega de uma parte dos salários de assessores, que configura o crime de peculato. Popularmente, o mau uso do dinheiro público é nomeado como "rachadinha".

Sobre o caso, Kataguiri escreveu no Twitter que existe uma tentativa dos bolsonaristas de tentar diminuir o crime, de falar que a rachadinha não é roubo. O deputado federal citou que o dinheiro dado aos assessores não é da família, é público e integra o orçamento das casas legislativas.

Bolsonaro tirou dinheiro do povo, que poderia ser eventualmente enviado para áreas essenciais, para colocar no próprio bolso e enriquecer. Se isso não é corrupção...
Kim Kataguiri