Topo

Esse conteúdo é antigo

'A máscara caiu': oposicionistas comentam recorde de rejeição a Bolsonaro

A popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apresentou queda após testemunhas falarem à CPI da Covid - Isac Nóbrega/PR
A popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apresentou queda após testemunhas falarem à CPI da Covid Imagem: Isac Nóbrega/PR

Do UOL, em São Paulo

11/07/2021 18h05Atualizada em 11/07/2021 18h21

"A máscara caiu", escreveu o líder da oposição na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) ao comentar sobre o aumento da rejeição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ao lado do parlamentar, outros políticos que estão em lados opostos do presidente também comentaram os dados divulgados hoje pelo Datafolha sobre 70% dos adultos entrevistados acreditarem que há corrupção no governo Bolsonaro.

A mesma linha crítica foi adotada pela líder nacional do PT, deputada Gleise Hoffmann (PT-SP). Segundo a parlamentar, o resultado do Datafolha é mais uma que se apresenta para "azedar o humor de Bolsonaro e os seus".

Em tom provocativo, Hoffmann questiona o presidente: "O que fará Duce? Mais ameaças e impropérios? E os comandantes, mais uma nota? E aos seguidores, não adianta orar, Deus não tem nada a ver com isso", escreveu a deputada no Twitter.

O termo Duce, citado por Gleise Hoffmann, é uma referência ao nome pelo qual o ditador italiano Benedito Mussolini era chamado pela população local e por fascistas.

Já o senador Rogério Carvalho (PT-SE), suplente da CPI da Covid, usou as redes sociais para reforçar o pedido de impeachment contra o presidente. Carvalho também chamou Bolsonaro de "genocida" e "corrupto" ao citar dados do Datafolha que mostram a amplitude de rejeição e crença sobre o presidente ser incapaz de liderar o Brasil.

Pesquisa Datafolha confirma: Para 70% dos brasileiros, há corrupção no Governo Bolsonaro. 63% acham que há malfeitos na saúde, 64% acreditam que Bolsonaro sabia deles. E 63% admitem que o presidente é incapaz de liderar o país. #impeachmentJa #ForaBolsonaroGenocidaeCorrupto
Senador Rogério Carvalho, no Twitter

O membro titular da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, senador Humberto Costa (PT-PE), declarou que os indícios de fraudes na compra de vacinas no Ministério da Saúde provam que o discurso eleitoral de combate à corrupção proferido por Bolsonaro em 2018 "caiu por terra".

"E os brasileiros já sabem disso", disse o senador pernambucano.

Em defesa do pai

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) fez comentários em defesa do pai na tarde de hoje. Segundo o parlamentar, enquanto "tentam de todas as farsas" para derrubar o presidente, Bolsonaro "segue mudando o Brasil".

Para sustentar o argumento, o parlamentar postou uma imagem descrevendo quais foram as obras realizadas no primeiro semestre pelo governo federal.

As informações, no entanto, não trazem detalhes que possam comprovar os valores que teriam sido investidos pela administração federal e seu destino.