Clubes militares divulgam nota conjunta a favor do voto impresso
Os clubes Naval, Militar e da Aeronáutica divulgaram hoje uma nota conjunta em que se posicionam a favor do voto impresso auditável, bandeira do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), "pelo bem do Brasil".
Eles defendem a aprovação da proposta de emenda constitucional que institui as urnas com impressoras, discutida por comissão especial no Congresso e quase derrotada antes do recesso parlamentar. As urnas eletrônicas em uso atualmente já imprimem boletins no início e no fim do dia da eleição.
O texto é assinado pelos presidentes das instituições, o almirante de esquadra Luiz Fernando Palmer Fonseca, o general de divisão Eduardo José Barbosa e o major-brigadeiro Marco Antonio Carballo Perez. Nele, eles põem em xeque a transparência da urna eletrônica, que classificam como "inescrutável caixa preta", e dizem que, como o processo é digitalizado, não há provas "visíveis e tangíveis"— o que impossibilitaria a apresentação de uma possível fraude.
O prazo final para a resolução desse imbróglio, visando as eleições de 2022, será outubro. Esperamos que não seja um outubro vermelho, mas sim verde e amarelo, pelo bem do Brasil."
Nota conjunta dos Clubes Militares
Os militares dizem ainda que o custo de implementação das impressoras e do transporte dos boletins não seria justificativa para colocar a matéria de lado.
"A justificativa de que, em face da pandemia, o gasto de três bilhões de reais com o custo da implementação das urnas eletrônicas com voto impresso auditável seria inadmissível não se sustenta, pois a lisura e a transparência do processo eleitoral - essenciais para uma salutar democracia - não tem preço, seja em que tempo for."
Na noite de hoje, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) encaminhou um pedido ao STF (Supremo Tribunal Federal) para que Bolsonaro seja investigado por disseminar notícias falsas.
O ofício, encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, inclui o link para a live de Bolsonaro na última quinta-feira. Nela, o presidente reciclou mentiras para atacar a confiabilidade do voto eletrônico e não apresentou as provas que havia prometido para as denúncias apresentadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.