Bolsonaro desconversa após ouvir sobre vítima de covid em Eldorado
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desconversou após descobrir que o filho de um conhecido morreu de covid-19. Bolsonaro visitou hoje a cidade de Eldorado, no interior de São Paulo, onde morou.
Em vídeo, Bolsonaro aparece conversando com um morador sobre Alcides, um tratorista da região. O homem então informa ao presidente que o filho de Alcides, João Batista, que tinha cerca de 50 anos, morreu há poucos dias por covid. Ao descobrir a causa do óbito, Bolsonaro pergunta se o homem tinha alguma comorbidade.
"Ele era um homem novo ainda, mas derrubou ele", responde o morador. João Batista era casado e tinha dois filhos.
Bolsonaro então diz: "Alguns 'pega de jeito', né?" e desconversa sobre o assunto, voltando a falar sobre o conhecido: "O Alcides me ensinou a dirigir aqui".
Desde o início da pandemia, o presidente Bolsonaro repete frases para minimizar a covid, desacreditar as vacinas e incentivar o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença. O seu governo é investigado na CPI da Covid, que apura ações e omissões cometidas por Bolsonaro e aliados.
No Brasil, a pandemia matou 573.658 pessoas, segundo dados foram obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte. O presidente também foi crítico de governadores e prefeitos que seguiram as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) ao impor medidas de restrições para reduzir a disseminação do coronavírus. Bolsonaro chegou a pedir ao STF que suspendesse os decretos.
O presidente já se referiu ao coronavírus como uma "gripezinha" e disse que o Brasil era um "país de maricas". Ele também incentivou os brasileiros a enfrentar o vírus "como homens" e acrescentou que todos morrerão um dia.
Em outro momento, Bolsonaro declarou: "O vírus é igual a uma chuva. Ela vem e você vai se molhar, mas não vai morrer afogado".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.