Topo

Esse conteúdo é antigo

Comportamento 'discreto' de Aras lhe assegura a recondução, diz senador

Do UOL, em São Paulo

24/08/2021 12h55Atualizada em 24/08/2021 14h19

O senador Plínio Valério (PSDB-AM), membro titular da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, que analisa hoje a recondução de Augusto Aras ao comando da PGR (Procuradoria-Geral da República), defendeu a manutenção do procurador no posto.

Em entrevista ao UOL News, programa do Canal UOL, o senador amazonense disse que o comportamento de Aras no comando da PGR foi, até aqui, "discreto", o que agrada ao mundo político.

"O meio político estava acostumado a ser flechado constantemente", disse Plínio Valério, fazendo referência ao que foi a atuação da operação Lava Jato.

Em sabatina no Senado, Aras disse que a Lava Jato cometeu uma "série de irregularidades" e disparou indiretas ao ex-procurador-geral Rodrigo Janot, que comandou a PGR entre 2013 e 2017, no auge da operação.

Para Plínio, a recondução de Aras deve ocorrer tranquilamente no Senado, tendo em vista que, na CCJ, a sabatina foi curta e a votação não demorou a começar. De todo modo, a manutenção do procurador na chefia da PGR ainda precisa passar pelo plenário do Senado.

Na visão do senador, a recondução de Aras ocorre de forma ainda mais facilitada devido ao fato de, ontem, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), ter arquivado um pedido de investigação do procurador-geral por suposta prevaricação.

"Esse não acatamento por parte do STF acaba repercutindo bem para ele (Aras) e facilita a nós para podermos votar", argumentou Valério, que voltou a pontuar que Aras "não é exagerado" e nem "chegado a aparecer na mídia o tempo todo".