PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
15 dias

Michelle e Queiroga usam máscara em NY e destoam de comitiva de Bolsonaro

Presidente Jair Bolsonaro e comitiva visitam memorial às vítimas do 11 de Setembro em Nova York - Alan Santos/PR
Presidente Jair Bolsonaro e comitiva visitam memorial às vítimas do 11 de Setembro em Nova York Imagem: Alan Santos/PR

Do UOL, em São Paulo

21/09/2021 21h43Atualizada em 21/09/2021 23h12

A primeira-dama Michelle Bolsonaro era uma das únicas pessoas da comitiva do presidente Jair Bolsonaro a usar máscara de proteção em visita ao memorial às vítimas do 11 de Setembro nesta tarde, em Nova York, nos Estados Unidos.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e uma das intérpretes que acompanham o grupo também usavam o item. Horas após o passeio, Queiroga soube que testou positivo para covid — o ministro contou que foi o próprio Bolsonaro quem deu a notícia.

Das 17 pessoas que compõem a delegação brasileira, só três são mulheres: Michelle e as tradutoras Claudia Chauvet e Rachel Alves Bezerra.

Na maior parte das imagens, o presidente — que afirma que não se vacinou — e os ministros que o acompanham não usam máscaras. A prefeitura de Nova York recomenda usar a proteção em ambientes internos, mas não é obrigatório.

Mais cedo, Bolsonaro usou o item quando estava na sede da ONU para fazer o discurso de abertura da Assembleia-Geral.

Presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro usaram máscara durante sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York - John Minchillo/Pool via Reuters - John Minchillo/Pool via Reuters
Presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro usaram máscara durante sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York
Imagem: John Minchillo/Pool via Reuters

Sem vacina, só na calçada

Só pessoas com vacinação completa podem frequentar os estabelecimentos de Nova York. Quem optar por não se vacinar ou não apresentar comprovante —também chamado de passaporte sanitário—, tem de comer nas mesas da calçada.

Sem se vacinar, Bolsonaro comeu pizza em pé, na calçada, na noite de domingo. Ontem, descobriu-se que a filial de uma churrascaria brasileira criou um "puxadinho" na rua só para receber o presidente, que não poderia comer dentro do salão.

Bolsonaro come pizza com comitiva durante viagem à Nova York, onde participa de Assembleia Geral da ONU - @gilsonmachadoneto no Instagram - @gilsonmachadoneto no Instagram
Bolsonaro come pizza com comitiva durante viagem à Nova York, onde participa de Assembleia Geral da ONU
Imagem: @gilsonmachadoneto no Instagram

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido. Os ministérios contam com alta participação de militares. Bolsonaro coloca seu alinhamento político à direita e entre os conservadores nos costumes.