Topo

Esse conteúdo é antigo

Foragido, Zé Trovão diz que voltar para ser preso está 'fora de cogitação'

Zé Trovão: "Se me falarem: "Você só volta para o Brasil se fizer uma carta pedindo perdão para o ministro  Moraes [do STF (Supremo Tribunal Federal)]", então vou passar o resto da minha vida fora do Brasil - Reprodução/TikTok/zetrovaoavozdasestradas5
Zé Trovão: "Se me falarem: 'Você só volta para o Brasil se fizer uma carta pedindo perdão para o ministro Moraes [do STF (Supremo Tribunal Federal)]', então vou passar o resto da minha vida fora do Brasil Imagem: Reprodução/TikTok/zetrovaoavozdasestradas5

Do UOL, em São Paulo

12/10/2021 10h17Atualizada em 12/10/2021 10h17

Foragido há mais de um mês no México, o caminhoneiro bolsonarista Marcos Antônio Pereira Gomes, mais conhecido como Zé Trovão, disse que só cogita voltar ao Brasil quando a situação de sua prisão estiver resolvida. A declaração foi dada em entrevista ao portal Metrópoles.

"Se me falarem: 'Você só volta para o Brasil se fizer uma carta pedindo perdão para o ministro [Alexandre de] Moraes [do STF (Supremo Tribunal Federal)]', então vou passar o resto da minha vida fora do Brasil", disse ele.

Zé Trovão teve a prisão solicitada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e determinada por Moraes no início de setembro. Ele é suspeito de promover a incitação de atos violentos contra o Congresso Nacional e o STF por meio das redes sociais e teria descumprido ordens cautelares determinadas anteriormente pelo ministro.

Segundo ele, seus advogados já fizeram "mais de dez pedidos" contra sua prisão, mas Moraes negou. "Voltar ao Brasil para ser preso está fora de cogitação. Não sou criminoso", disse ele, acrescentando que pediu asilo político no México e aguarda resposta.

Perdão a gente pede quando está errado. Sou um homem que não se arrepende do que faz. Eu posso pagar um alto preço, mas não retiro o que disse. Talvez o tom das palavras tenha sido equivocado, mas não as críticas para Moraes e os outros que estão cometendo crimes. Se dentro desse acordo eles forem fazer o papel deles como ministros, para mim está tudo certo Zé Trovão em entrevista ao Metrópoles

Questionado sobre este acordo, o caminhoneiro disse se tratar da carta de recuo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), divulgada dois dias após o mandatário ter feito um discurso golpista no 7 de Setembro. Ele elogiou o chefe do Executivo, classificando o recuo como um gesto de coragem.

"Não é qualquer um que volta atrás, não. Ele fez duras críticas e depois defendeu a harmonia entre os Poderes. Perfeito. É isso o que eu mais quero. Não adianta só um lado ceder. Precisamos que os Poderes recuem e façam seu papel. Me parece que está começando a surgir isso", afirmou.

Zé Trovão disse ainda ter "plena convicção" de que Bolsonaro sabe o que está fazendo e que não se incomoda com o fato de o presidente nunca ter feito um gesto de solidariedade a ele.