Topo

Esse conteúdo é antigo

França cutuca Doria: 'Chances de ele ser candidato ao governo de SP. Oba!'

Márcio França falou sobre a possibilidade de João Doria tentar a reeleição ao governo de São Paulo - Nilson Fukuda/Estadão Conteúdo
Márcio França falou sobre a possibilidade de João Doria tentar a reeleição ao governo de São Paulo Imagem: Nilson Fukuda/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL, em Alagoas

22/11/2021 08h26

O ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), foi às redes sociais para ironizar a confusão gerada nas prévias do PSDB que vai escolher o candidato do partido ao pleito presidencial de 2022, e aproveitou para cutucar seus adversário políticos João Doria e Eduardo Leite, sobretudo o governador paulista.

Em seu perfil no Twitter, França, que é pré-candidato ao governo do estado, postou a foto de um tucano sem penas e escreveu: "Tucanos Doristas, perdem as penas... Até abril, decidem".

Posteriormente, Márcio França chamou o governador do Rio Grande do Sul de "Aecinho", em referência ao deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), e de "garoto travesso".

"Aecinho seu 'garoto travesso'... Se a prévia ficar para abril, Doria 'se manda' antes... segue o jogo", publicou.

Por fim, França falou sobre a possibilidade de João Doria desistir da corrida presidencial e tentar a reeleição ao governo paulista, embora o PSDB tenha oficializado a candidatura do vice-governador Rodrigo Garcia para a disputa. Caso isso aconteça, os dois voltarão a se enfrentar nos debates, com discussões acaloradas, similar ao ocorrido em 2018.

"Com o 'adiamento das prévias', crescem as chances de termos Doria para candidato ao governo de São Paulo. Oba! Vamos ter debates quentes de novo. Dá até para vender na pay-per-view", escreveu.

Confusão após falhas no app

As prévias do PSDB, marcadas para acontecer ontem, foram adiadas após problemas técnicos no aplicativo de votação usado pelos filiados. O processo de escolha é disputado entre os governados de São Paulo e do Rio Grande do Sul, João Doria e Eduardo Leite, respectivamente, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

Segundo o presidente do partido, Bruno Araújo, os representantes das três campanhas irão se reunir hoje para definir um "parecer técnico" que dirá em quanto tempo os problemas no aplicativo poderão ser resolvidos, e que a retomada da votação está condicionada, justamente, ao "prazo" para resolver a "questão técnica".

Em entrevista à CNN Brasil, o presidente do PSDB deixou claro que a demora na conclusão das prévias afeta o andamento da construção de uma candidatura presidencial de centro para as eleições de 2022.

"O conjunto técnico dos candidatos faz uma avaliação amanhã sobre como dar uma solução segura de restabelecer esse processo de votação para que a gente possa concluir o processo de prévias e começar a dialogar não só nas questões internas, que obviamente levam a uma fricção por conta das eleições, e começar a construir o processo de diálogo nos partidos do campo do centro", disse Araújo.

Doria e Leite divergem sobre retomada

Antes das declarações de Araújo, diante da indefinição sobre a continuidade da votação, os candidatos apresentaram propostas diferentes. Doria e Arthur Virgílio querem que a votação seja retomada no próximo domingo (28), quando seria realizado o segundo turno. Já Eduardo Leite gostaria da ampliação da votação por aplicativo por mais 48h.

"Tanto Doria quanto Arthur Virgílio defendem a data do dia 28 de novembro, próximo domingo, para que o processo de prévias se encerre de forma rápida, eficiente e justa", diz nota conjunta dos candidatos em que criticaram a "fragilidade do aplicativo e os problemas de instabilidade e insegurança que o modelo proposto poderia trazer para as primárias."

A campanha de Eduardo Leite divulgou nota em que diz que "aceita mais 48 horas de votação, desde que garantida a capacidade técnica para votação de todos os cadastrados que assim desejarem."

"Com mais do que isso as prévias perderiam sua integralidade, seja pelo prazo, seja pelo número de votantes, seja pela incapacidade técnica do aplicativo, seja pela agressão ao ato normativo eleitoral ou seja pelas denúncias de irregularidades de todo o tipo, que se avolumaram no dia de hoje e que poderiam ensejar judicializações e sindicâncias indesejadas", diz o comunicado.

Questionado sobre as propostas dos candidatos, Bruno Araújo afirmou que a necessidade de viabilidade técnica da votação é "maior que a vontade" de Doria e Leite de retomar o processo nos prazos sugeridos.

Menos de 10% dos inscritos votaram

Segundo nota divulgada pelo PSDB, os votos já registrados ficarão armazenados. Estima-se que menos de 10% dos quase 45 mil votantes inscritos conseguiram efetuar o voto hoje.

"O processo de votação em aplicativo encontra-se pausado em razão de questões de infraestrutura técnica, que não comportou a demanda dos votantes das prévias", diz nota do PSDB. "Os votos recebidos tanto pelo aplicativo quanto por meio das urnas eletrônicas ao longo deste domingo serão totalizados ao final do processo de votação."

Desde o início da votação, tucanos de todo o país relataram dificuldade para acessar a ferramenta via reconhecimento facial e registrar seus votos. De acordo com o diretório paulista, o app chegou a ficar 4h fora do ar durante a manhã.