Topo

Esse conteúdo é antigo

Antonio Anastasia é eleito para o cargo de ministro do TCU

Do UOL, em São Paulo*

14/12/2021 21h02

O Senado aprovou hoje a indicação do senador Antonio Anastasia (PSD-MG) para o cargo de ministro do TCU (Tribunal de Contas da União). Foram 52 votos a favor do político mineiro.

Os demais concorrentes, Kátia Abreu (PP-TO) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), tiveram 19 e sete votos, respectivamente. Hoje, os três foram submetidos a uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e aprovados em votação simbólica para a votação no plenário da Casa.

O TCU é um órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso no acompanhamento da execução orçamentária e financeira da União. A Corte julga, por exemplo, contas dos presidentes da República e polícias do governo.

A Corte é formada por nove ministros, sendo três escolhidos pelo presidente da República e outros três pelo Congresso. A vaga para qual Anastasia foi escolhido, foi aberta após a saída do ex-ministro Raimundo Carreiro, que será embaixador do Brasil em Portugal.

A vaga é vitalícia e os representantes do TCU ficam na função até completarem 75 anos. Anastasia, que tem 60 anos, ficaria na função por 15 anos, até 2036.

O cargo garante um salário bruto de R$ 37.328,65, além de auxílios relacionados à saúde e alimentação. Além disso, os ministros têm direito a 60 dias de férias por ano e podem utilizar um apartamento funcional em Brasília.

* Com informações de Reuters e Estadão Conteúdo