Topo

Esse conteúdo é antigo

Após críticas por folga, Bolsonaro publica vídeo sobrevoando tragédias

Vídeo publicado pelo presidente Jair Bolsonaro mostra sobrevoo a áreas afetadas por desastres naturais - Reprodução/Telegram
Vídeo publicado pelo presidente Jair Bolsonaro mostra sobrevoo a áreas afetadas por desastres naturais Imagem: Reprodução/Telegram

Juliana Arreguy

Do UOL, em São Paulo

30/12/2021 13h43

Criticado nas redes sociais após a visita feita hoje (30) ao parque de diversões Beto Carrero, em Penha (SC), o presidente Jair Bolsonaro publicou um vídeo no seu canal do Telegram alegando que "sempre visitou e prestou apoio imediato" a locais atingidos por desastres. O presidente tem sido duramente criticado por tirar folga e passear de jet ski enquanto a Bahia sofre com mortos, feridos e desabrigados por causa das chuvas que assolam a região.

O vídeo foi publicado 12h40, quase duas horas após sua chegada ao parque. "A verdade das informações que você jamais verá na Globo", escreveu ele na legenda que acompanha as imagens.

"O presidente Jair Bolsonaro sempre visitou e prestou apoio imediato aos locais que foram atingidos por desastres naturais durante o seu governo", diz um texto que dá início à sequência de seis vídeos que mostram o presidente sobrevoando locais afetados por tragédias. São eles:

  • 26/01/2019 - Rompimento da barragem de mineração em Brumadinho (MG)
  • 30/01/2020 - Chuvas em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Raposos, Ibirité e Sabará (MG)
  • 04/07/2020 - Ciclone na Grande Florianópolis (SC)
  • 19/12/2020 - Chuvas na Grande Florianópolis (SC)
  • 24/02/2021 - Enchentes em Sena Madureira (AC)
  • 12/12/2021 - Chuvas em Eunápolis, Itamaraju, Jucuruçu, Ibicuí, Ruy Barbosa, Maragogipe e Itaberaba (BA)

A visita ao Beto Carrero ocorreu menos de 24 horas após o presidente recusar ajuda humanitária do governo da Argentina na Bahia. Até o momento, a Defesa Civil baiana contabilizou 24 mortos e 434 feridos por causa das chuvas. Mais de 91 mil pessoas tiveram de deixar suas casas, em tragédia que afetou 629 mil pessoas no estado. É o mês mais chuvoso observado no estado nos últimos 32 anos.

De folga em Santa Catarina, Bolsonaro já declarou que espera não ter de interromper seu recesso. Enquanto há cobrança pública para que ele viaje até a Bahia, o presidente tem passeado de jet ski, ido a pizzarias e já anunciou que participará de uma partida beneficente de futebol na próxima semana.