Topo

Esse conteúdo é antigo

Após acompanhar enterro da mãe em SP, Bolsonaro retorna hoje a Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deixar o velório da mãe, Olinda Bolsonaro - Leonardo Martins/UOL
O presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deixar o velório da mãe, Olinda Bolsonaro Imagem: Leonardo Martins/UOL

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

22/01/2022 11h56

O presidente Jair Bolsonaro (PL) retorna hoje ao Palácio da Alvorada, a residência oficial do chefe do Executivo federal, em Brasília, depois de ir a Eldorado, no interior de São Paulo, para acompanhar o enterro da mãe, Olinda Bonturi Bolsonaro. Ela morreu aos 94 anos na madrugada de ontem em Registro, também no interior paulista — a cidade é vizinha de Eldorado, onde a mãe do político morava. A causa do óbito não foi divulgada.

Por volta das 11h, Bolsonaro e a família decolaram de helicóptero em direção ao aeroporto de Congonhas, na capital paulista. O horário do desembarque em Brasília ainda não foi divulgado. Segundo informações do Palácio do Planalto, o presidente estava acompanhado da primeira-dama, Michelle, dos filhos Flávo (senador do PL eleito pelo Rio de Janeiro) e Jair Renan, e da mulher de Flávio.

Após ser comunicado da morte da mãe, Bolsonaro interrompeu viagem oficial ao Suriname e à Guiana (neste último, ele tinha agenda prevista para ontem) para voltar ao Brasil e comparece ao velório.

Anúncio

Olinda Bolsonaro estava internada desde a última segunda-feira (17). A morte foi confirmada pelo próprio presidente em uma publicação nas redes sociais. "Com pesar o passamento da minha querida mãe. Que Deus a acolha em sua infinita bondade", escreveu.

Antes do retorno ao Brasil, Bolsonaro cumpriu agenda oficial no Suriname. Ele esteve na capital, Paramaribo, onde participou de reuniões junto a autoridades locais com foco em cooperação econômica. Foi a primeira viagem internacional do presidente brasileiro em 2022.

Em agosto do ano passado, quando Bolsonaro fez uma visita à mãe, o presidente disse que Dona Olinda estava doente.

"Minha mãe está com 94 anos, por assim dizer, ela não me reconhece mais. Teve um problema grave de sangramento nos últimos dias e eu resolvi visitá-la porque pode ser né, que seja a última vez. É a vida, é o nosso destino e quem tem mãe sabe que, quem tem mãe viva com essa idade, sabe dos problemas e do que nós devemos a ela", disse na época.

Quem era a mãe de Bolsonaro?

Olinda teve sete filhos com o dentista Percy Geraldo Bolsonaro, que faleceu em 1995. O presidente é o terceiro filho do casal.

Descendente de italianos, ela fazia parte de uma família de imigrantes. A mãe de Bolsonaro era dona de casa e morou na zona rural a maior parte de sua vida.

Em entrevista à revista Crescer em 2015, Olinda contou que, quando o presidente e os irmãos nasceram, a família morava em Campinas. Mas o pai decidiu pela mudança para o Vale do Ribeira, uma região com poucos dentistas. O destino escolhido foi a cidade de Eldorado, onde o presidente foi criado.