Topo

Esse conteúdo é antigo

Em busca de apoiadores, Lula posta foto com Renan Calheiros e Renan Filho

Do UOL, em São Paulo

31/01/2022 20h11Atualizada em 01/02/2022 07h40

Apesar de não ser formalmente o pré-candidato do PT à presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem se movimentado para conseguir apoio em uma eventual candidatura nas eleições de 2022.

No início da noite de hoje, o petista publicou uma foto nas redes sociais ao lado do senador Renan Calheiros e Renan Filho, governador de Alagoas.

Em eleições passadas, o PT apoiou tanto a candidatura do pai Renan Calheiros ao Senado quanto a do filho, Renan Filho, ao governo do estado —ambos concorreram por Alagoas e pelo MDB.

Segundo a postagem, na qual os três distribuem "soquinhos" amigáveis entre si, Lula conversou com os outros dois políticos hoje em São Paulo. Renan Calheiros revelou que a conversa incluiu o tema eleições.

"Inclusive a última, que elegeu [Jair] Bolsonaro e quebrou o Brasil. Pessoalmente defendo que se o MDB não tiver um candidato competitivo é mais consequente uma aliança com Lula", escreveu no Twitter.

O MDB já lançou a senadora Simone Tebet como pré-candidata à presidência. No entanto, em simulações da eleição, a senadora tem atingido apenas 1% das intenções de voto.

No ano eleitoral, o PT já consolidou o apoio do PSB em pelo menos quatro estados: Bahia, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte.

A aliança, por enquanto, é oficialmente para os governos estaduais. Alguns membros do PSB, no entanto, já endossam Lula para a corrida presidencial.

Intenção de votos

O ex-presidente Lula liderou com folga todos os cenários eleitorais simulados pelas duas pesquisas de opinião divulgadas nesta semana: a Modalmais/Futura Inteligência, publicada na quarta-feira (26), e a XP/Ipespe, divulgada na quinta (27). Em ambas as pesquisas — que abordam a corrida eleitoral pela Presidência da República em 2022 —, os cenários de primeiro turno tiveram o presidente Jair Bolsonaro (PL) em segundo lugar. Lula ficou em primeiro em todas as simulações de segundo turno.

As candidaturas da chamada terceira via apresentam considerável diferença de intenção de votos em relação aos dois primeiros colocados. Nos dois levantamentos, Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) disputam a terceira colocação em situação de empate técnico.

João Doria (PSDB) consta com 2%, enquanto Simone Tebet (MDB), Rodrigo Pacheco (PSD) e Alessandro Vieira (Cidadania) ficaram com 1% das intenções de voto.