Joel: Viagem de Bolsonaro à Rússia mostra 'completo isolamento' do Brasil
Para Joel Pinheiro, comentarista do UOL News, a viagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Rússia mostra o "completo isolamento" que o Brasil está passando na esfera internacional no atual governo.
"Ele conseguiu brigar com a China, com o Emmanuel Macron (presidente da França) e a UE (União Europeia) e com a Argentina, nosso vizinho e um dos nossos principais parceiros", relembrou Joel Pinheiro ao UOL News - Tarde, programa do Canal UOL.
Na avaliação do comentarista, a estratégia de Bolsonaro para as relações exteriores "é o mais retumbante e vergonhoso fracasso", principalmente por causa da política adotada pelo presidente: "puxar saco de líderes da direita mundial", segundo Joel.
"O Brasil virou um pária mundial, e em todos os temas mais importantes do mundo, como as questões sanitária e ambiental, estamos na contramão do que se tem feito", criticou.
Bolsonaro chegou hoje em Moscou, onde terá, entre outras agendas, um encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, enquanto países do Ocidente acusam a Rússia de estar planejando invadir e ocupar a vizinha Ucrânia.
Ontem, minimizando as tensões políticas e militares no Leste Europeu, Bolsonaro disse que "o mundo todo tem seus problemas", mas que torcerá "pela paz" e "que dê tudo certo".
Na conversa, Bolsonaro afirmou que pretende "tratar de assuntos de defesa" com Putin e disse que o Brasil tem relações comerciais significativas com a Rússia na questão de importação de fertilizantes.
Para Joel, há na comitiva brasileira que vai à Rússia pessoas que estão indo a Moscou para discutir relações comerciais e outros temas pertinentes, mas a presença de Bolsonaro "não agrega rigorosamente em nada".
"Ele está ali para fazer um pouco de mídia positiva para ele, tentando aparecer e causar um pouco nas redes sociais aqui", afirmou o comentarista.
"Não se enganem: o que o governo dele tem representando na esfera internacional é o mais retumbante e vergonhoso fracasso", finalizou Joel.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.