Topo

Esse conteúdo é antigo

Podemos quer candidatura de Santos Cruz ou Renata Abreu para governo de SP

Renata Abreu e Santos Cruz despontam como nomes para candidatura ao governo de São Paulo pelo Podemos - Divulgação/Podemos
Renata Abreu e Santos Cruz despontam como nomes para candidatura ao governo de São Paulo pelo Podemos Imagem: Divulgação/Podemos

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

07/03/2022 23h34

Apesar de suposto acordo para que o candidato ao governo de São Paulo pelo Podemos seja indicado pelo MBL (Movimento Brasil Livre), uma ala do partido tem se movimentado para impulsionar nomes com tradição dentro da sigla.

A deputada federal Renata Abreu é a favorita. Presidente nacional do partido, ela se destacou entre correligionários por seu posicionamento contundente contra episódios controversos protagonizados por políticos próximos.

Os prefeitos Igor Soares (Itapevi), reeleito nas últimas eleições municipais com 98% dos votos, e Rogério Lins (Osasco) também surgem como alternativas para substituir o deputado Arthur do Val na corrida pelo governo estadual.

Heni Ozi Cukier, cientista político, fundador do Insight Geopolítico e professor de Relações Internacionais da ESPM-SP - Divulgação - Divulgação
Heni Ozi Cukier, cientista político, fundador do Insight Geopolítico e professor de Relações Internacionais da ESPM-SP
Imagem: Divulgação

O MBL decidiu nesta segunda-feira (7) apresentar o nome do vereador Rubinho Nunes para concorrer à eleição paulista pelo Podemos. No entanto, segundo avaliação de interlocutores ouvidos pelo UOL, o deputado estadual Heni Ozi Cukier é o nome mais forte no grupo.

"Estarei com Sergio Moro, Arthur do Val, Rubinho Nunes, Kim Kataguiri e outros nomes do MBL construindo o palanque da terceira via! Vamos lutar por um país sem populismo, sem Lula e sem Bolsonaro", declarou Heni no início deste ano.

A declaração foi dada na mesma semana em que integrantes do MBL participaram de evento de filiação ao Podemos e formalizaram o apoio à pré-candidatura do ex-juiz Sergio Moro à Presidência da República.

Tendência pós-escândalos

Essa movimentação interna ocorre após escândalos protagonizados por dois integrantes do MBL ligados ao Podemos.

03.mar.22 - Arthur do Val diz que está na Ucrânia fazendo coquetéis molotov para o Exército - Reprodução - Reprodução
03.mar.22 - Arthur do Val diz que está na Ucrânia fazendo coquetéis molotov para o Exército
Imagem: Reprodução

O episódio mais recente envolveu a divulgação de áudios de cunho sexista do deputado estadual Arthur do Val sobre mulheres na Ucrânia, o que levou o parlamentar a desistir de sua pré-candidatura ao governo de São Paulo.

Hoje, o Podemos informou que recebeu o pedido de expulsão do parlamentar.

Antes, num debate sobre nazismo e perseguição contra grupos minoritários exibido pelo Flow Podcast, em fevereiro, o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) sugeriu que grupos radicais ganham força quando o cerceamento de ideias extremistas é praticado em detrimento da liberdade de expressão.

À época, Moro defendeu Kim, afirmando que o congressista havia cometido uma "gafe verbal". Desde então, Kim tem participado de atividades promovidas por entidades judaicas no Brasil.

Ex-bolsonarista também pode substituir Arthur do Val

Moro elogiou Santos Cruz por ter abandonado o governo Bolsonaro - Reprodução - Reprodução
Moro elogiou Santos Cruz por ter abandonado o governo Bolsonaro
Imagem: Reprodução

Outro nome avaliado para concorrer ao governo de São Paulo pelo Podemos no lugar de Arthur do Val é o do general Carlos Alberto dos Santos Cruz, que também estuda se candidatar ao Senado pelo Rio de Janeiro ou pelo Distrito Federal.

O militar, que chegou ao partido após Moro também se filiar, foi ministro da Secretaria de Governo de Bolsonaro, mas deixou o cargo em junho de 2019, após desentendimentos com o filho do presidente, vereador Carlos Bolsonaro.