Topo

Esse conteúdo é antigo

Site do governo de Goiás é atacado e hacker deixa recado: 'Abraço pro TI'

Hacker deixou um recado após entrar no site do governo de Goiás - Reprodução/Twitter
Hacker deixou um recado após entrar no site do governo de Goiás Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/05/2022 18h22Atualizada em 02/05/2022 19h06

O site do governo do estado de Goiás sofreu um ataque na tarde de hoje e o hacker deixou um "abraço" para a área de TI (Tecnologia da Informação). Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o site com o fundo preto, uma imagem da bandeira do estado e o "recado".

"Hacked by [por] Shawty Boy. Hahaha, Estado de Goiás hacked! xD Aquele tour básico em seus servidores. Abraço pro TI do Estado de Goiás", escreveu o hacker. Ao UOL, o governo local confirmou o ataque.

"Site do governo de Goiás, neste momento", comentou um internauta, incluindo o print da mensagem no site.

Às 18h (horário de Brasília), o site já estava sem o fundo preto e com o aviso de indisponibilidade.

"Algo deu errado! O sistema ou site que você tentou acessar está indisponível. Nossa equipe já está atuando para o restabelecimento o mais breve possível!"

Mensagem no site do governo de Goiás após ataque - Reprodução/Site/Governo de Goiás - Reprodução/Site/Governo de Goiás
Mensagem no site do governo de Goiás após ataque
Imagem: Reprodução/Site/Governo de Goiás

Um perfil no Twitter assumiu a autoria do ataque no site do governo de Goiás. Desde julho de 2020, a mesma conta faz publicações sobre invasões de sites de outros estados.

Serviços não foram afetados, diz governo

Ao UOL, o governo confirmou o ataque. O poder executivo disse que os servidores públicos de tecnologia atuam para reativar a página.

"A invasão foi identificada prontamente pelos técnicos e medidas de contenção foram imediatamente aplicadas ao sistema. Especialistas da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STI), da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), já estão trabalhando para a reativação gradual e segura do site", declarou, em nota.

O governo ainda garantiu que "nenhum serviço de acesso ao cidadão foi afetado com a invasão" que "um boletim de ocorrência será registrado na Polícia Civil de Goiás".