Topo

Esse conteúdo é antigo

Casamento de Lula e Janja: álbum tem beijos, celebridades e políticos

Colaboração para o UOL, em Maceió

19/05/2022 15h16Atualizada em 19/05/2022 17h07

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a socióloga Rosângela Silva, a Janja, se uniram em matrimônio na noite de ontem, em uma cerimônia realizada em uma casa de festas no Brooklin, na zona sul de São Paulo. Na lista de convidados tinham vários políticos próximos ao casal, além de celebridades e muitos beijos trocados entre os noivos.

A celebração, conduzida pelo bispo emérito de Blumenau (SC), dom Angélico Sândalo, teve início às 19h30. No total, cerca de 150 pessoas foram convidadas para o casamento, entre os quais personalidades políticas como a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), Fernando Haddad (PT), a deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o senador Jaques Wagner (PT-BA) e a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), que estava ao lado do marido, o ator Antonio Pitanga.

O ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSB-SP), pré-candidato a vice-presidente na chapa com Lula, também compareceu acompanhado da esposa Lu Alckmin, assim como o pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro Marcelo Freixo (PSB) que foi acompanhado pela esposa, Antonia Pellegrino, e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

Os ex-governadores Flávio Dino (PSB-MA) e Wellington Dias (PT-PI), os deputados federais Rui Falcão (PT-SP), Alexandre Padilha (PT-SP) e Paulo Pimenta (PT-RS); o prefeito de Araraquara Edinho Silva (PT-SP); o ex-senador Lindbergh Farias; os ex-ministros Franklin Martins, Luiz Marinho e Gilberto de Carvalho; a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy; e o governador da Bahia, Rui Costa (PT), também marcaram presença.

Entre as celebridades, foram convidadas personalidades como os cantores Gilberto Gil, Daniela Mercury, Teresa Cristina e Duda Beat. A apresentadora Bela Gil, o ex-BBB Gil do Vigor e o comediante Paulo Vieira também estiveram na seleta lista.

Durante a festa, entre a apresentação de uma banda e o DJ, foi exibido o novo clipe de "Sem Medo de Ser Feliz", o "presente" de Janja a Lula, como ela anunciou no lançamento da pré-candidatura do marido à presidência da República.

Para a noite de núpcias, Lula e Janja reservaram uma suíte no Grand Mercure Ibirapuera, na capital paulista. Não há planos para que o casal vá viajar. A agenda externa da pré-campanha deverá retomar na semana que vem, com idas para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Lula e Janja iniciaram o relacionamento em 2017, mas o namoro só veio a público em 2019. A socióloga foi uma das pessoas que mais participou da vigília em frente à Polícia Federal em Curitiba quando o petista esteve preso. Atualmente, ela é considerada uma figura central na campanha do ex-presidente para retornar ao Palácio do Planalto no pleito de outubro. Os dois moram juntos em São Paulo desde que ele saiu da prisão e têm uma cachorra chamada Resistência.

Segundo a assessoria do PT, durante a festa, ao se dirigir aos convidados, Lula teria dito que ele e a esposa trocaram mais de 580 cartas na prisão e que Janja o rejuvenesce. Já a noiva, por sua vez, destacou que o casamento foi o dia mais feliz de sua vida. Neste momento, segundo um convidado, o petista chorou. A mesma fonte relatou que Lula e Janja foram às lágrimas em diversos momentos ao longo da cerimônia.