Real Time no RS: Mourão tem 24%; Ana Amélia, 20%; Sartori, 17% para Senado
Pesquisa do instituto Real Time Big Data com entrevistas telefônicas, contratada pela Record TV e divulgada hoje, aponta o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) na liderança pela vaga do Senado pelo Rio Grande do Sul, com 24% das intenções de voto. A ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD) tem 20%.
Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. Ana Amélia também empata com o ex-governador José Ivo Sartori (MDB), que aparece com 17%. Esse é o resultado da pesquisa estimulada —quando os entrevistados recebem uma lista prévia de nomes.
Os demais candidatos também empatam tecnicamente entre si, mas não alcançam os três primeiros. São eles: Nelson Marchezan Jr. (PSDB), com 7%, Martins (Podemos), 5%, Comandante Nádia (PP), 3%, e Roberto Robaina (PSOL), com 1%.
A candidatura do vice-presidente ao cargo foi oficializada pelo partido no último dia 23 de julho.
Não é possível comparar a pesquisa de hoje com a de maio, porque os nomes apresentados são diferentes. Esse é o primeiro levantamento do instituto sem a ex-deputada Manuela D'Ávila (PCdoB) desde que ela informou ao PT que desistiu de concorrer a uma vaga ao Senado. Na lista de agora também aparecem dois nomes novos: Comandante Nádia (PP) e Roberto Robaina (PSOL).
A pesquisa ouviu 1.500 eleitores do Rio Grande do Sul entre 26 e 27 de julho por entrevistas telefônicas. A confiabilidade, segundo o instituto, é de 95%. A pesquisa custou R$ 20.000 e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número RS-04275/2022. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Confira o cenário testado
Estimulada
- Hamilton Mourão (Republicanos) - 24%
- Ana Amélia Lemos (PSD) - 20%
- José Ivo Sartori (MDB) - 17%
- Nelson Marchezan Jr. (PSDB) - 7%
- Lasier Martins (Podemos) - 5%
- Comandante Nádia (PP) - 3%
- Roberto Robaina (PSOL) - 1%
- Brancos/Nulos - 11%
- Não sabe/Não respondeu - 12%
Sobre o instituto
O Real Time Big Data foi fundado em 2015, tem sede em São Paulo e fez sua primeira pesquisa presidencial em 2018, sempre por telefone e com financiamento principal da TV Record.
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