Topo

Chico Alves: Moraes é um 'xerifão' e é disso que TSE precisa agora

Colaboração para o UOL

15/08/2022 18h52

Em participação ao UOL News da noite de hoje (15), o colunista Chico Alves falou sobre a atuação do ministro Alexandre de Moraes à frente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele tomará posse na presidência do tribunal amanhã (16), em Brasília.

O jornalista chamou Moraes de "xerifão" e afirmou que é o que a corte precisa nesse momento.

"Nós teremos alguém no TSE que todo mundo está regozijando. Ele é um xerifão, e é necessário nesse momento da democracia brasileira que tenha alguém à frente no TSE que é reconhecido e apelidado como xerife", argumentou.

Na avaliação de Chico Alves, o comando de Moraes no tribunal será importante, pois do outro lado está o presidente Jair Bolsonaro (PL) atacando o processo eleitoral do próprio país e antecipando uma denúncia de fraude —que não existe.

"É necessário que tenha alguém duro à frente do TSE, [porque] tem sido muito leniente. Os governistas e o Bolsonaro fizeram de tudo para deturpar o processo eleitoral, e o tribunal não fez nada. Está acuado e preocupado em defender seus ministros para agir somente durante a campanha eleitoral", disse.

Com Alexandre de Moraes comandando a corte, o jornalista afirmou esperar que as distorções e notícias falsas sobre o processo eleitoral brasileiro sejam diminuídas e efetivamente punidas.

A solenidade está marcada para começar às 19h, na sede do TSE. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Bolsonaro devem se encontrar durante a posse de Moraes.

Ainda ao UOL News, Chico Alves disse que o desejável é que os dois candidatos ao Palácio do Planalto se cumprimentem.

"É o mínimo que se pode esperar de um país civilizado, mas muito possivelmente isso não vai acontecer", observou ele.