Governo cancela expediente nos ministérios na véspera do 7 de Setembro
O governo federal cancelou o expediente de funcionários na Esplanada dos Ministérios na véspera do feriado do dia 7 de setembro, data em que será comemorado o bicentenário da Independência do Brasil. O cancelamento foi feito em portaria publicada hoje no Diário Oficial da União "em razão de medidas de segurança na área".
A data será marcada pela realização de um desfile militar e escolar e contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL).
"Cabe aos dirigentes dos órgãos e entidades, nas respectivas áreas de competência, assegurar a integral preservação e o funcionamento dos serviços considerados essenciais ou estratégicos, inclusive os relacionados à realização do evento 'Desfile Cívico-Militar' por ocasião das Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil", diz portaria assinada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, a pedido do Palácio do Planalto, ruralistas que apoiam Bolsonaro devem enviar 28 tratores para participar do desfile em Brasília.
Palanque no Rio de Janeiro
Além da participar da cerimônia, Bolsonaro também vai participar de manifestações no Rio de Janeiro.
Segundo declaração dele em evento de campanha em Juiz de Fora (MG) no mês passado, não ocorrerá um desfile militar, mas "haverá um palanque" na zona sul carioca, do qual devem ecoar discursos pró-Bolsonaro.
O presidente afirmou ainda que "vai ter muita gente na praia" de Copacabana, um dos principais cartões postais do Rio, o que cria uma dificuldade de logística para Marinha, Exército e Aeronáutica.
Também está prevista a realização de uma "motociata". "Estão organizando uma grande motociata desde o Aterro do Flamengo, passando ali por Copacabana e indo até o Leblon", disse o presidente.
Uma das pessoas próximas a Bolsonaro que faz convocações para o evento é Waldir Ferraz, amigo de longa data do presidente e responsável pela organização da "motociata" realizada no Rio de Janeiro em maio de 2021.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.