Jambrolhando: qual a origem da expressão que viralizou com Bolsonaro
Um verbo não está no dicionário formal da língua portuguesa, mas foi muito falado nesses últimos tempos, principalmente pelo criador de conteúdo e humorista carioca Diogo Defante. É o "jambrolhar", que segundo ele não tem uma definição específica.
Defante detalha que o termo "jambrolhando" não foi uma criação dele, mas um termo que ele costumava ver o seu produtor de shows, Vinícius Melo, usando. "Ele trabalha comigo, quando usava a expressão, eu achava ela engraçada. Lá em Campo Grande, no Rio de Janeiro, era usada pelos amigos dele, então, já existia", detalha. O humorista conta que começou a utilizar a palavra em conteúdos antigos já produzidos, mas foi a primeira vez que ele viralizou.
O motivo de tanto sucesso é, em sua visão, por ter associado a palavra ao então candidato à reeleição, o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). "O barbinha tá vindo aí, hein, vai vir te jambrolhando, se liga", brincava ele em um vídeo. "Isso fez com que a galera que estava na torcida para o Lula vencer as eleições, se engajar e abraçar a proposta. É quase um símbolo dessas eleições". Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no domingo (30), o celular de Defante não parou. Foram inúmeras mensagens de amigos.
De acordo com ele, o jargão pode ser usado pelos cariocas há mais tempo. "Não há uma tradução específica. Meu produtor usava quando os amigos soltavam pipa, 'meu jerequinho vai vir jambrolhando (cortando) o teu' ou ainda 'vou te jambrolhar na porrada'". No entanto, garante que não é para algo violento, mas sim para qualquer situação. "É uma expressão complexa para explicar".
O humorista acumula 1,98 milhões de inscritos no Youtube, 1,2 milhões de seguidores no Instagram, mais de 490 mil seguidores no Twitter. Ele mantêm o trabalho nas redes sociais desde o ano de 2012.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.