Topo

Jambrolhando: qual a origem da expressão que viralizou com Bolsonaro

Expressão foi usada para provocar Bolsonaro -  MAURO PIMENTEL / AFP)
Expressão foi usada para provocar Bolsonaro Imagem: MAURO PIMENTEL / AFP)

Franceli Stefani

Colaboração para o UOL

02/11/2022 04h00

Um verbo não está no dicionário formal da língua portuguesa, mas foi muito falado nesses últimos tempos, principalmente pelo criador de conteúdo e humorista carioca Diogo Defante. É o "jambrolhar", que segundo ele não tem uma definição específica.

Defante detalha que o termo "jambrolhando" não foi uma criação dele, mas um termo que ele costumava ver o seu produtor de shows, Vinícius Melo, usando. "Ele trabalha comigo, quando usava a expressão, eu achava ela engraçada. Lá em Campo Grande, no Rio de Janeiro, era usada pelos amigos dele, então, já existia", detalha. O humorista conta que começou a utilizar a palavra em conteúdos antigos já produzidos, mas foi a primeira vez que ele viralizou.

O motivo de tanto sucesso é, em sua visão, por ter associado a palavra ao então candidato à reeleição, o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). "O barbinha tá vindo aí, hein, vai vir te jambrolhando, se liga", brincava ele em um vídeo. "Isso fez com que a galera que estava na torcida para o Lula vencer as eleições, se engajar e abraçar a proposta. É quase um símbolo dessas eleições". Com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no domingo (30), o celular de Defante não parou. Foram inúmeras mensagens de amigos.

De acordo com ele, o jargão pode ser usado pelos cariocas há mais tempo. "Não há uma tradução específica. Meu produtor usava quando os amigos soltavam pipa, 'meu jerequinho vai vir jambrolhando (cortando) o teu' ou ainda 'vou te jambrolhar na porrada'". No entanto, garante que não é para algo violento, mas sim para qualquer situação. "É uma expressão complexa para explicar".

O humorista acumula 1,98 milhões de inscritos no Youtube, 1,2 milhões de seguidores no Instagram, mais de 490 mil seguidores no Twitter. Ele mantêm o trabalho nas redes sociais desde o ano de 2012.