Topo

Esse conteúdo é antigo

Exército pede que DF impeça bloqueios de vias em frente ao quartel

Em Brasília, carro circula ao som do hino do Exército e manifestantes gritam: "Força Armada, salve a nossa pátria" - Hanrrikson de Andrade/UOL
Em Brasília, carro circula ao som do hino do Exército e manifestantes gritam: "Força Armada, salve a nossa pátria"
Imagem: Hanrrikson de Andrade/UOL

Do UOL, em São Paulo

07/11/2022 20h36

O Exército brasileiro enviou hoje ofício ao GDF (Governo do Distrito Federal) para ajudar a manter a ordem próximo ao QG (Quartel General), em Brasília, onde grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) permanece de plantão em protesto contra a eleição do petista Luiz Inácio Lula da Silva. No local, bolsonaristas têm utilizado trio elétrico para pedir a intervenção militar.

Ao UOL, a SSP-DF (Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal) explicou que o Comando Militar do Planalto solicitou a atuação das forças de segurança e órgãos responsáveis para atuarem no controle de circulação nas proximidades da Avenida do Exército e Praça dos Cristais, no SMU (Setor Militar Urbano). O objetivo é minimizar os impactos de mobilidade urbana no local.

Centenas de manifestantes bolsonaristas estão concentrados em frente ao Quartel General do Exército, à espera de um prometido relatório do Ministério da Defesa com supostos indícios de fraude nas eleições presidenciais deste ano.

Segundo O Antagonista, site parceiro do UOL, equipes do Exército e da Polícia Federal se alternam na ronda pelo acampamento, conforme informou um dos soldados que fazia a segurança do local. Há orientação para que repórteres evitem entrar no acampamento por questão de segurança. O local está cercado por grades.

Na última quinta-feira (3), vários manifestantes passaram mal e afirmaram que isso teria acontecido porque infiltrados teriam dado ao grupo água com laxante e pediram ajuda para conseguirem banheiro químico.

Comunicado SSP-DF na íntegra

A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF) informa que recebeu ofício do Comando Militar do Planalto (CMP) solicitando atuação para assegurar a livre circulação nas proximidades da Avenida do Exército e adjacências da Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano (SMU). A demanda foi encaminhada para as forças de segurança e órgãos responsáveis para que prestem o apoio necessário, no sentido de minimizar os impactos de mobilidade urbana, entre outros, no local.

O acesso de veículos à Avenida do Exército segue liberado para o trânsito de veículos, com possibilidade de fechamento, mediante avaliação e demanda do CMP, tendo em vista que se trata de área militar. O trecho ficou interrompido de sexta (4), a partir das 16h, até a noite de domingo (6), de forma preventiva, para garantir a segurança do público no local, impedindo que veículos e pessoas ocupassem o mesmo espaço.

O trânsito de veículos na área central de Brasília pode ser interrompido de forma preventiva pela SSP/DF, eventualmente, quando são identificados possíveis atos públicos ou manifestações para a região.

Destacamos, ainda, que toda área central é monitorada pela segurança pública, com apoio de câmeras, drones e serviço de inteligência. As imagens são enviadas ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), da SSP/DF, que coordena diversas ações de segurança e mobilidade urbana no DF.